CONSIN define agenda de lutas dos trabalhadores de Correios

Os trabalhadores dos Correios estiveram reunidos, dia 28 de março, no no XVIII Conselho de Representantes Sindicais da FENTECT (XVIII CONSIN). No encontro, foi construído um novo calendário de lutas, com os eixos que vão nortear a pauta dos ecetistas e caminhar na direção de uma greve geral, caso a ECT não volte atrás em suas determinações que prejudicam os trabalhadores.
Na primeira parte do evento, pela manhã, a nova assessoria jurídica da Federação (Escritório De Negri Lindoso Advogados) fez uma breve apresentação aos representantes de algumas questões que seriam discutidas com a empresa.
O diretor do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Max Leno, ressaltou o momento pelo qual o Brasil está passando, assim como as dificuldades que estão por vir devido às decisões do governo federal que poderão impactar na vida dos trabalhadores dos Correios. Ele falou sobre a PEC dos gastos concretizada como Emenda Constitucional. “Os orçamentos das despesas correntes só poderão ocorrer conforme a inflação do ano anterior, já prevista para 4%. Por tudo isso, teremos um crescimento significativo das demandas sociais básicas, tais como saúde, educação e segurança nos próximos anos, com orçamento regrado”, ressaltou.
Segundo Leno, o atual governo federal está permitindo a não intervenção do Estado com o propósito das concessões, da privatizações, para demonstrar menor participação como indutor do desenvolvimento da sociedade brasileira, deixando que a iniciativa privada desempenhe mais fortemente esse papel.
Foi destacada a insistência do governo em rever itens e conquistas da Constituição de 1988, com prioridades a longo prazo, inclusive, como as Reformas da Previdência e Trabalhista, bem como as privatizações, em sentido amplo, com a venda de estatais, PPP’s, concessões, revisão do modelo de partilha do pré-sal, entre outros. “Todas as políticas vêm no sentido de diminuir a ação do governo e enfraquecer o movimento sindical versus a manutenção das altas da taxas de juros e da estrutura tributária injusta. Isso leva a maior concentração de renda e ampliação das desigualdades sociais”, concluiu Max Leno.
Calendário de Lutas
Ao final dos debates os representantes de todos os sindicatos filiados se posicionaram sobre todos os ataques da ECT, como a suspensão das férias, mensalidade no plano de saúde, insegurança e fechamento das agências, a demissão motivada, entre outros, e deliberaram as próximas ações das entidades sindicais para barrar a retirada de direitos dos Correios e do governo federal, a fim de garantir os direitos e os interesses dos ecetistas.
Calendário de mobilização da Fentect
03/04 à 11/04:
• agitação nas bases;
• plenárias;
• panfletagem;
• reuniões setoriais;
• carros de som.
12/04
• assembleia para decidir estado de greve
13/04 à 20/04
• panfletagem;
• carro de som;
• formação de comitês em defesa das estatais;
• reuniões setoriais;
• mobilização nas bases.
26/04
• assembleia para deliberação de greve geral por tempo indeterminado à partir de 22 horas

Eixos de luta:

• greve geral contra as reformas previdenciária e trabalhista!
• Contra o desmonte dos correios, não à privatização!
• Nenhuma demissão, contratação já!
• Contra o fechamento das agências!
• Pelo retorno da entrega diária!
• Fora postal saúde! Pelo retorno dos Correios saúde ao RH sem nenhuma mensalidade!
• Auditoria da dívida pública. Taxação das grandes fortunas
• Abertura dos livros contábeis da empresa. Auditoria já!
• Fora Guilherme Campos! Fora Temer!

30/03/2017 09:59:06