SINTECT-RS presente em encontro que debateu o SD e concurso público

O Secretário-Geral do SINTECT-RS participou, nos dias 8 e 12 de maio, em Brasília, do treinamento dos Correios sobre o novo sistema de SD. No encontro, os trabalhadores fizeram duras críticas ao sistema e à forma como ele foi elaborado.

Lembrando que o Sistema SD foi metodologia criada de cima para baixo, sem qualquer participação dos trabalhadores e que só trouxe prejuízos, sobrecarga de trabalho e precarização das condições de trabalho para a categoria. Estes redimensionamentos estão suspensos desde fevereiro, quando a atual gestão da empresa se comprometeu a capacitar os representantes sindicais antes de colocar em prática uma nova metodologia.

Para os trabalhadores, é preciso um SD que vise a melhoria das condições de trabalho e não tenha como parâmetro apenas a redução de custos para a empresa, com penalização dos trabalhadores e trabalhadoras. E isso se refere tanto ao SD do governo anterior como o que a empresa está apresentando agora.

Este é um assunto que deve ser tratado com atenção pela categoria, que não pode aceitar condições de trabalho precarizantes, e nem propostas que venham a agravar a já brutal sobrecarga de trabalho imposta aos trabalhadores e trabalhadoras.

Neste sentido, cobraram, além de revisão dos SD para um sistema justo, que leve em conta diagnósticos dos trabalhadores, bem como concurso público para completar o quadro de efetivos do Correios, que vem sendo reduzido ano a ano, já que o último concurso foi em 2011. De lá para cá muitos se aposentaram, deixaram a empresa ou saíram nos sucessivos PDVs feitos pela direção Temer/Bolsonaro com objetivo de privatizar a empresa.

Seguimos na luta.

Não acredite em boatos. Confie no seu Sindicato.

17/05/2023 19:37:41

Foto: Findect