SINTECT-RS orienta os OTTs a não assinarem documento algum migrando para outro cargo

O SINTECT-RS está orientando os Operadores de Triagem e Transbordo (OTT), a não assinarem qualquer documento aceitando a migração para enquadramento em outro cargo, conforme vem sendo proposto pela empresa no Sistema de Otimização da Força de Trabalho (SOFT). O prazo dado pela ECT é até 24 de agosto.

Na próxima quarta-feira, dia 22 de agosto, às 10 horas, o Sindicato reunirá estes trabalhadores na sua sede (Rua Buarque de Macedo, 352), para esclarecer dúvidas e propor encaminhamentos, com a presença da assessoria jurídica da entidade.

A iniciativa da empresa se dá em função da extinção do cargo pela direção dos Correios, que agora propõe o enquadramento dos OTTs como Carteiros, mas não é garantido a estes todos os direitos dos Carteiros, como o adicional de 30%. Neste sentido é que a entidade chama a atenção para que os OTTs não se deixem levar pelo “canto da sereia” da empresa, que vende gato por lebre.

Além disso, a medida é mais uma das estratégias do Correios de preparar a empresa para a privatização, tendo em vista que objetiva substituir cargos próprios por terceirizados e em condições salariais e de direitos de total precarização.

A extinção do cargo de OTT se deu a partir de alteração o PCCS 2008 em janeiro deste ano. Desde o início, esta decisão foi repudiada pela categoria, que vê na iniciativa a intenção dos Correios de extinguir e terceirizar toda a área de tratamento.

A medida foi, inclusive, um dos eixos da greve nacional realizada pelos trabalhadores em março de 2018, em defesa do plano de saúde, mas que questionava também a extinção do cargo de Operador de Triagem e Transbordo (OTT), o que está diretamente ligada a proposta da empresa de fechamento de mais de duas mil e quinhentas agências em todo o país.

O cargo de OTT é fundamental para o fluxo postal interno e a sua extinção não tem outro objetivo a não ser a terceirização da função e a consequente privatização.

Não assine qualquer documento em relação a isso e participe, na quarta-feira, dia 22, do encontro no Sindicato para tratar com a assessoria jurídica desta questão.

17/08/2018 22:38:10