Senador Márcio Bittar, do MDB/AC, será o relator da privatização dos Correios

Depois de em menos de 10 dias, dois senadores terem rejeitado a relatoria do PL 591/21, que trata da privatização do Correios, o senador Marcio Bittar, do MDB do Acre (AC), um dos estados que poderá ser seriamente afetado pela privatização já que está entre os mais carentes da integração proporcionada pela estatal, aceitou ser o relator do PL.

O anúncio foi feito dia 14, pelo presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Otto Alencar (PSD-BA). Os senadores que rejeitaram a relatoria foram Confúcio Moura (MDB-TO) e Oriovisto Guimarães (Podemos-PR).

Entre as ações anunciadas pelo relator antes da votação da proposta, está a realização de duas audiências públicas para discussão da matéria.

O PL 591/2021 foi aprovado pela Câmara dos Deputados em agosto. Apresentada por Bolsonaro, a proposta autoriza a União a vender a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) para a iniciativa privada. O texto aprovado pela Câmara autoriza a exploração pela iniciativa privada de todos os serviços postais.

As entidades que representam os trabalhadores de Correios, entre eles o SINTECT-RS, estão atuando desde a remessa do projeto à casa, junto aos senadores, mostrando os prejuízos para os trabalhadores, a população e o país, caso a empresa venha a ser privatizada, além da inconstitucionalidade da proposta.

É importante que os trabalhadores acessem as redes sociais do senador e enviem mensagens pelos canais possíveis, solicitando que ele diga não à privatização do Correios.

Twitter – @marciombittar

Instagram – @marciobittar_