Audiência pública debateu a demissão de trabalhadores e fechamento de agências

Uma audiência pública realizada no dia 26, pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, debateu a demissão de trabalhadores dos Correios e o fechamento de agências em todo o país. A Comissão, eu chamou a audiência, é presidida pelos deputados Leonardo Monteiro (PT-MG) e Glauber Braga (PSOL-RJ).

Durante a atividade, os trabalhadores reiteraram a defesa da manutenção de um Correios com gestão pública e denunciaram o sucateamento da empresa, com impactos negativos na prestação dos serviços à população, especialmente nos municípios menores e criticaram o que entendem como um foco somente no lucro, prejudicando estas populações com o fechamento das agências e do banco postal.

Destacaram que a gestão dos Correios anunciou recentemente o fechamento de mais de 500 agências em todo o país, o que tem gerados ainda mais sobrecarga de trabalho aos empregados e a temeridade de demissões, que podem chegar a cinco mil trabalhadores.

A empresa foi representada pelo vice-presidente de Canais, Cristiano Barata, que confirmou que há a ideia de realizar um plano de demissão incentivada, que, nas palavras dele, será implementado a pedido da categoria.

Representantes das centrais presentes ao encontro destacaram a preocupação com o fechamento das agências e lembraram que os Correios têm um papel social importante, e não pode estar focada apenas no lucro.  Lembraram que a solução para a melhora dos serviços dos Correios passa, necessariamente, pela realização de concurso público e referiram que as alegaões de déficit financeiro não convencem.

Além de representações dos trabalhadores dos Correios e demais categorias, participaram da atividade representantes da FAAC, AACB, ANATEC, FINDECT, e os líderes sindicais ligados aos trabalhadores dos Correios em todo o Brasil e os deputados Maria do Rosário (PT-RS), Erika Kokay (PT-DF), Vicentinho (PT-SP), Bohn Gass (PT-RS).

29/06/2018 12:18:12