Audiência no TST trata da percorrida da carteira e do carteiro. Solução está no concurso público!

Uma audiência de conciliação realizada pelo TST na tarde de segunda-feira, 15, tratou da questão da percorrida das carteiras e dos carteiros, que deve ser limitada no máximo a oito quilômetros por dia, conforme ação nº 2433-09.2012.5.15.0003. Como a empresa entrou com Recurso de Revista quanto à decisão, o tema está para mediação com a vice-presidência do TST.

Na audiência, a empresa apresentou uma proposta de variação de percorrida entre 08 e 10 km. A proposta foi questionada pela FENTECT, visto que a mesma foi elaborada com base na Distribuição Domiciliária Alternada (DDA), o que resultaria em distritos com 16 km e até 20 km, sobrecarregando os carteiros pedestres e, assim, prejudicando a eficiência do serviço postal. A saída (alertam os trabalhadores), não está no DDA, mas na realização urgente de concurso público para adequação do efetivo. Os trabalhadores defendem a manutenção dos oito quilômetros dia, com a definição de um calendário de implementação.

A FENTECT ressaltou os atrasos nas entregas e objetos parados, apontando a necessidade de medidas urgentes, por parte do Correios, para garantir a qualidade e a eficiência dos serviços prestados, além da universalização postal com a entrega diária.

A empresa terá agora 45 dias para se manifestar, e uma nova audiência já está agendada para o dia 4 de junho de 2024.

A questão da percorrida das carteiras e dos carteiros é uma situação que vem sendo denunciada e cobrada pelos trabalhadores há muito tempo. A prática resulta em uma brutal sobrecarga de trabalho e adoecimento dos trabalhadores, prejudicando também os serviços e agravando o insustentável quadro atual de efetivos.

Qualquer medida que não seja a realização de concurso público para preenchimento dos mais de 20 mil cargos vagos na empresa não passará de mais uma medida do cobertor curto que vem sendo a prática na gestão da empresa.

É fundamental que os trabalhadores cobrem esta situação, denunciem a gravidade da situação de falta de pessoal nos seus locais de trabalho, nos comentários das matérias do Sindicato nas redes sociais, de forma a dar visibilidade a esta grave situação que impacta a todos, trabalhadores e sociedade. Mais uma vez precisamos fazer ecoar aos quatro cantos no RS: a culpa não é do carteiro!

Concurso Público já!

Basta de sobrecarga de trabalho!

Confira o INFORME 29 da FENTECT sobre a audiência.