As urgências do Concurso Público

Muitas especulações têm sido ventiladas sobre o Concurso Público, mas pouca coisa tem sido realmente divulgada oficialmente e muito menos discutida com a categoria e suas bases sindicais. Ontem a empresa largou no PH e nas suas redes sociais uma atualização sobre o pleito, indicando que teremos “dois editais, um para nível médio (cargo de Agente de Correios) e outro para nível superior (cargo Analista de Correios – Advogado, Analista de Sistemas, Assistente Social e Engenheiro)”, junto com o cronograma:

Até julho – planejamento e contratação da empresa especializada;

Agosto – contratação da banca;

Setembro – edital;

Dezembro – Início das contratações.

São tantos problemas! Não há qualquer indicativo de quantitativo, nessa prévia de cargos ficamos apavorados com a ausência de qualquer menção a pessoal da saúde. No RS não temos NENHUM médico desde 2023!  O calendário não é factível com a promessa de contratação para esse ano. Como vamos sustentar a situação que tem sido rotina até 2025.

Depois de 13 anos sem Concurso precisamos de uma contratação robusta, que preencha as mais de 20.000 baixas de trabalhadores da estatal, que leve em consideração as expectativas de aposentadoria para os próximos 4 anos e o fim efetivo da terceirização. Que tenha vaga para todos os cargos! Obviamente essa gestão desconhece em muito a realidade da categoria, então é preciso que as representações sindicais sejam ouvidas, que a construção do edital seja coletiva e para o fortalecimento do Correios como a maior empresa de logística da América Latina.

NÚMEROS – O concurso do Correios, além de imprescindível para reduzir a brutal sobrecarga de trabalho e o adoecimento na categoria, garante a melhoria dos serviços prestados à população. Também, responde a uma expectativa de milhares de pessoas que querem entrar para a categoria, sendo um dos certames mais democráticos e esperados pela sociedade.

Basta ver os números do último concurso realizado pelo Correios em 2011, quando teve 1,1 milhão de inscritos para apenas 9 mil vagas, uma densidade de mais de 110 candidatos por vaga. Os cargos com o maior número de inscritos foram exatamente o de atendente comercial (72 vagas para o RS) e de carteiros (378 vagas para o RS).

É passada a hora do Correios tratar com a devida seriedade esta questão, envolver os trabalhadores no processo, que são quem mais conhece as necessidades em cada unidade de trabalho. Realizar com urgência o concurso, com dimensionamento compatível de vagas para as necessidades, especialmente na ponta de atendimento – seja nas ruas como nas agências.

Este é um tema importante para toda a sociedade, precisamos fazer uma grande pressão pelo preenchimento de todos os cargos vagos. Leia, divulgue e compartilhe esta matéria nas redes sociais.

17/04/2024 10:47:05