Trabalhadoras e trabalhadores do CDD Hortênsias relatam problemas e podem entrar em greve na próxima semana

O SINTECT-RS esteve, na segunda (10), atendendo ao chamado dos trabalhadores, no CDD Hortênsias. A denúncia das trabalhadoras e trabalhadores é que se acumulam cartas e encomendas, algumas desde fevereiro, sem que sejam tomadas medidas efetivas para solucionar o problema.

Segundo levantamento do sindicato somente no setor de encomendas, há 28 containers de encomendas paradas, cada um deles com muito mais que os 100 objetos informados pela empresa. E esse número está aumentando diariamente, pois o atual efetivo do setor de motorizados não dá conta da alta demanda cotidiana.  Faltam, no mínimo, três motoristas com viatura para fazer as entregas e os que estão trabalhando estão sobrecarregados, tendo que fazer de 120 a 150 pontos.

Na área postal, estão faltando 4 motoqueiros e por isso alguns distritos de motos estão sendo feitos pelos carteiros a pé, sendo que os distritos pedestres, segundo relato dos trabalhadores, extrapolam os 8 quilômetros diários de percorrida.

Nem mesmo a esporádica ajuda externa tem ajudado a resolver os problemas que se acumulam, até porque esta medida é paliativa, o que a unidade precisa é de uma solução concreta.

RECOMPOSIÇÃO DOS EFETIVOS

Na reunião com os trabalhadores, o Sindicato explicou a importância da suspensão dos SDs pois a ferramenta atual é prejudicial aos trabalhadores de maneira geral e a ECT tem justificado a ampliação dos distritos com o uso dela. Lembrou que é fato que o próximo SD prevê mais vagas para a Unidade, mas segundo dados da própria empresa, atualmente o CDD Hortênsias é o que tem o maior déficit de funcionários em seu quadro. Faltam sete trabalhados, sendo quatro motoqueiros e três motoristas de veículos. O Sindicato também destacou a necessidade de cobrar da empresa a recomposição desse efetivo para o CDD.

Para piorar a situação, dois trabalhadores terceirizados EIS pediram para sair porque não recebiam seus salários e a Unidade está a um mês sem funcionário da limpeza, já que o salário pago pela terceirizada contratada está muito aquém dos padrões de vida da cidade.

PROBLEMAS DE LONGA DATA

Cabe destacar que o problema de sobrecarga de trabalho e falta de efetivo já se arrasta há anos, e as soluções apresentadas pela ECT sempre são paliativas, com contratação de terceirizados e empréstimos de trabalhadores, o que não tem dado solução efetiva aos problemas.

Cabe destacar que o CDD Hortênsias atende as cidades de Gramado e Canela, um dos principais polos turísticos do país, cidades com PIB considerável e, contraditoriamente, tem o maior déficit de funcionários entre os CDDs gaúchos, os piores indicadores do Estado e figura entre os piores do País.

ENCAMINHAMENTOS

Por fim o Sindicato construiu junto com os trabalhadores os seguintes encaminhamentos:

– Construir um documento ao SE, relatando os problemas da Unidade;

– Solicitar a imediata recomposição do efetivo da unidade de acordo com o documento da GEDIS que aponta que o número atual é de sete funcionários – 4 motoqueiros e 3 motoristas;

– Solicitar a contratação de um funcionário de limpeza para a Unidade, de forma direta, através das empresas terceirizadas da cidade, para garantir o salário compatível com a região;

– Informar a empresa que os trabalhadores estão em estado de GREVE a partir desta data (11/04) e que na segunda-feira, dia 17 de abril, será realizado uma assembleia, na porta da Unidade, onde os trabalhadores vão deliberar sobre a paralisação ou não das unidades contra a falta de condições de trabalho.

11/04/2023 18:13:19