Correios é retirado da lista de privatizações, mas nossa luta continua

Uma edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) publicada no dia 6 de abril, trouxe uma boa notícia para a categoria ecetista. O governo retirou definitivamente o Correios e mais seis empresas do Programa Nacional de Desestatização (PND) e três do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Foram excluídas do PND, além do Correios, a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. (ABGF), Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (CEITEC), Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (DATAPREV), Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (NUCLEP) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO).

E do PPI foram retirados armazéns e imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. – Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) e Telecomunicações Brasileiras S.A. (TELEBRAS).

No dia da posse o governo já havia assinado um despacho pedindo a revisão das privatizações de sete estatais. Agora, se consolida na forma de Decreto, a retirada destas empresas da mira da privatização. No dia 5, o Conselho de Programa de Parcerias e Investimentos (CPPI) recomendou a exclusão da Telebrás e dos Correios do Programa Nacional de Desestatização, o que ocorreu no DOU do dia 06.

Mesmo com estes encaminhamentos é importante que os trabalhadores e trabalhadoras de Correios se mantenham alertas. Nossa luta não é só contra a privatização do Correios. Precisamos ir além e exigir a devolução dos direitos e conquistas arrancados da categoria no último governo, avançar em diversas questões, como condições de trabalho, as práticas das gestões calcadas no assédio, os redistritamentos com vistas a se adequar para a venda a Empresa (implantados pela direção anterior) e por concurso público que reponha a mão de obra necessária para o fortalecimento do Correios, são demandas fundamentais para garantir a preservação de nossos empregos.

10/04/2023 15:00:25