Falta de água na Sertório penaliza e coloca em risco a saúde dos trabalhadores

A falta de água na Unidade da Sertório no início da semana, penalizou os trabalhadores, que chegaram a ser dispensados. O problema, que ocorreu durante todo o dia, quando chegou o turno das 2h da madrugada, se tornou insustentável, com banheiros sem a menor condição de serem usados, e com os trabalhadores sem água até mesmo para lavar as mãos.

Frente a situação, eles procuraram o coordenador da Unidade, que se esquivou, não deu a atenção devida ao problema, informando que a água já estava “retornando”, o que não se concretizou. Os trabalhadores foram, então, até o gerente, que sugeriu que usassem um único banheiro onde ainda tinha água, mas que acabou em seguida.

Finalmente, às 3h30 da madrugada, quando a situação já estava um verdadeiro caos, os trabalhadores foram dispensados.

Esta situação é inaceitável. Banheiros adequados e em condições de higiene são necessárias à saúde dos trabalhadores e não é possível que em uma Unidade com o contingente de pessoas que tem na Sertório, essas situações se repitam com frequência.

Para piorar, os coordenadores e gestores agem como se o problema não fosse deles, permitindo a permanência no local, que, no caso, não tinha a menor condição de uso dos banheiros.

E se para os ecetistas a situação já é degradante, para os terceirizados são ainda piores, já que eles sequer são ouvidos pelos gestores do Correios e, também, não foram liberados. São tratados como se não fossem trabalhadores que atuam lado a lado com os ecetistas e não precisassem e merecessem as mesmas condições de trabalho que os diretos.

É preciso que a gestão da Unidade tenha uma solução permanente para este problema que é frequente, sob pena de comprometer o bem-estar necessário ao ambiente de trabalho. O contrário disso é irresponsabilidade e descaso com a categoria.

O Sindicato está acompanhando a situação e cobrou da empresa a necessidade de um plano de contingência para situações extremas como esta.

12/04/2023 20:48:58