Todos somos trabalhadores e merecemos respeito

Dirigentes do SINTECT-RS estiveram na sexta-feira (11), realizando um ato em frente ao CDD Antônio de Carvalho em apoio aos trabalhadores terceirizados do setor, que estão sem receber seus benefícios e salários. Além do ato, na parte da tarde, o Sindicato protocolou um documento na Delegacia do Trabalho pedindo mediação para tratar da situação dos terceirizados.

Este CDD é o que tem o maior número de trabalhadores terceirizados, que atuam lado a lado com os ecetistas, mas têm condições de trabalho ainda mais precarizadas que os diretos.

Segundo relato dos trabalhadores da unidade os terceirizados pegam mais cedo, já pegam um distrito encaixado e saem imediatamente para a distribuição, e quando retornam saem em outro distrito, chegando por vezes sair para distribuição três vezes no dia. Quando questionado pelos trabalhadores sobre o descumprimento do limite de 8 quilômetros de percorrida, o antigo gestor da unidade relatou que esse limite não se aplica aos terceirizados.

Os ecetistas lembraram que enquanto já receberam os tíquetes adiantados, por exemplo, estes trabalhadores poderiam passar o Dia dos Pais sem sequer ter recebido o seu salário, uma situação inaceitável e inadmissível, que o Correios, como contratante, não pode permitir.

CONCURSO PÚBLICO JÁ

Durante o ato os trabalhadores reiteraram a necessidade de a empresa realizar concurso público já, para, inclusive, possibilitar a esses terceirizados que também possam fazer concurso e ser empregados diretos do Correios.

Se a precarização no trabalho é grande e ruim para todos os trabalhadores, ela é muito pior para os terceirizados. No caso do Correios, houve, nos últimos anos, um abuso em relação às terceirizações, como forma de precarizar ainda mais os serviços visando a privatização da empresa. Por isso, o ato pediu fim das terceirizações com concurso público já e pagamento em dia dos salários destes trabalhadores.

UM PROBLEMA NACIONAL

A situação dos trabalhadores terceirizados ocorre em unidades de todo o país. Assim como no RS, no Rio de Janeiro e em São Paulo, os trabalhadores da Go2B, também estão com os pagamentos atrasados e ameaçam greve. Um protesto dos funcionários provocou até mesmo uma paralisação parcial em algumas áreas.

REUNIÃO EM BRASÍLIA

Aproveitando a estada em Brasília, para acompanhar a Comissão de Negociação da Campanha Salarial 2023/2024, o diretor do SINTECT/RS e Membro do Comando, esteve reunido com a DEREO, GERT e DIGEP, e, entre outras questões, tratou do não pagamento do salário dos trabalhadores terceirizados.

Na ocasião, a empresa se comprometeu a cobrar da empresa GO2B para que ela coloque em dia o pagamento desses trabalhadores e trabalhadoras ainda nesta sexta (11/08).

A empresa entrou, ainda na sexta-feira, em contato com o Sindicato e informou que consultou os terceirizados individualmente no Estado e o retorno dos trabalhadores foi de que todos já haviam recebido. Mesmo assim, disse que está disponível para uma agenda com o SINTECT-RS para tratar esta questão.

O SINTECT-RS reitera, que terceirizados ou diretos, são todos trabalhadores e merecem respeito e o Correios, como contratante tem responsabilidade pelas condições que as contratadas impõem aos seus trabalhadores, especialmente em relação a direitos, saúde e segurança.

A ECT tem que tomar medidas urgentes em relação a esta terceirizada para que ela cumpra com suas obrigações trabalhistas imediatamente, sob pena de ser conivente com está prática inaceitável, uma vez que estas pessoas trabalham dentro de suas unidades.

VISITA A OUTRAS UNIDADES

Após o ato no CDD Antônio de Carvalho, os dirigentes sindicais passaram nas Unidades do Sarandi e Zona Norte, para, com carro de som, mobilizar a categoria para a campanha salarial, levar informações aos trabalhadores e trabalhadoras e, também, falar sobre os problemas nas unidades, como o CDD Sarandi, que está inclusive sem chuveiros.

O Sindicato continuará passando pelas unidades, conversando com os trabalhadores, denunciando e buscando soluções para quaisquer problemas identificados que estejam prejudicando ou desrespeitando o conjunto dos trabalhadores no Correios.

Confira o vídeo com a fala do Secretário-Geral do SINTECT-RS no ato de apoio aos terceirizados.

11/08/2023 17:37:02