Obras são bem-vindas, mas prioridade é o bem-estar dos trabalhadores

Há muito tempo o SINTECT-RS vem lutando por melhorias nos locais de trabalho, que estão, muitos deles, em estado deplorável. Portanto, obras que melhores as estruturas físicas das unidades e criem um ambiente de trabalho mais agradável, seguro e saudável são muito bem-vindas.

No entanto, a prioridade é sempre, e em qualquer circunstância, a trabalhadora e o trabalhador. Portanto, realizar obras de qualquer natureza em horário de expediente, submetendo os empregados a barulho extremo, cheiro de produtos e poeira de reforma é, no mínimo, um desrespeito com cada um e cada uma.

E não só isso. A poeira, assim como o cheiro de produtos, como tintas e solventes, além de andaimes e outros equipamentos no ambiente, colocam em risco à saúde e a segurança dos trabalhadores e trabalhadoras e dos clientes que circulam pela unidade.

É o caso da AC em Sapucaia do Sul, onde estão ocorrendo obras grandes, com utilização de andaimes e reparações na estrutura, em horário de expediente. Relatos dos trabalhadores dão conta que o barulho é insuportável, além de poeira e risco de quedas. Uma situação que precisa ser revista pela gestão da empresa que deve sim realizar as obras, mas priorizando o bem estar e a segurança dos trabalhadores e trabalhadoras.

Em Viamão também está ocorrendo situação semelhante. Naquela unidade, está sendo feita pintura no horário de expediente, submetendo as pessoas – trabalhadores e clientes – a um forte cheiro de tinta durante todo o período de expediente, o que sabidamente é contrário ao bem-estar, podendo inclusive causar problemas alérgicos e respiratórias.

Em Cachoeira do Sul também estão fazendo obras em horário de expediente, com barulho, poeira de cimentos, estruturas de ferro, que, assim como as demais, coloca em risco a integridade dos trabalhadores e pode causar danos à saúde.

O Sindicato já enviou ofício à gestão da empresa e solicitou reunião para tratar estas questões que, reitera, são importantes, mas precisam ser compatibilizadas com o bem-estar das pessoas e, principalmente, preservando a saúde e segurança da categoria.

Caso estas questões não sejam resolvidas, o Sindicato procurará os órgãos externos que respondem pela saúde e segurança dos trabalhadores para garantir seus direitos e um ambiente de trabalho que não seja ameaçador à sua integridade física e psicológica.

Seguimos na luta por condições dignas de trabalho e reiteramos que qualquer situação que afete os trabalhadores e trabalhadoras devem ser imediatamente denunciadas ao Sindicato.

09/08/2023 11:42:13