Campanha Salarial 2023: Reuniões tratam de cláusulas sociais a pauta das mulheres

Na semana passada, tiveram continuidade as reuniões entre a Fentect e a empresa que estão debatendo a Campanha Salarial 2023/2024 dos trabalhadores e trabalhadoras de Correios.

Dia 02/08 – Foram tratadas as cláusulas sociais, quando a direção da empresa apresentou propostas sobre as cláusulas de anistia, aposentados(as), enfrentamento aos assédios, promoção da equidade racial e enfrentamento ao racismo; direitos as pessoas LGBTQIA+, direitos das pessoas com deficiência, direitos geracionais, garantias do empregado/a estudante, licença-adoção e licença-paternidade.

A representação dos trabalhadores/as fez várias considerações, remetendo à Pauta Nacional de Negociação da categoria, para garantir uma melhor construção das cláusulas que possam melhorar as condições de trabalho e de vida dos e das ecetistas.

Dia 03/08 – Nesta reunião foram tratadas as questões das mulheres, quando a direção da ECT apresentou propostas sobre o adicional de atividade distribuição e coleta (AADC), enfrentamento à violência contra a mulher; licença-maternidade; prorrogação da licença maternidade; afastamento especial em caso de bebê prematuro; período de amamentação; saúde da mulher; promoção da equidade de gênero e enfrentamento ao sexismo.

As dirigentes sindicais, tanto da Comissão Nacional de Mulheres da FENTECT, quanto do Comando Nacional de Negociação, pela primeira vez, estiveram à frente das negociações. Foi um debate de qualidade fomentado pelas companheiras, que com certeza vai garantir não só o retorno das Cláusulas roubadas no governo passado, mas também o avanço nos direitos das trabalhadoras ecetistas.

DECISÃO SERÁ DA CATEGORIA

Importante destacar que nenhuma das propostas acima descritas foram aceitas pela parte dos trabalhadores, uma vez que o processo democrático de debate da representação dos trabalhadores passa pela decisão soberana da categoria em assembleias.

Tão logo a Empresa responda sobre as propostas de alteração e inclusão da parte da representação dos trabalhadores, todos e todas serão informados.

A Campanha Salarial está em pleno andamento e é fundamental que todos e todas estejam mobilizados, atento ao andamento da negociação e atendam a qualquer chamado do SINTECT-RS para atividades relacionadas à Campanha Salarial. Nada está dado ainda. Apesar de haver mais diálogo com a direção da empresa, será, como sempre, a nossa unidade, mobilização e disposição de lutar que garantirá os nossos direitos e o resgate das nossas conquistas.

Lembrando que o SINTECT-RS tem um companheiro representando os ecetistas e as ecetistas do RS na Comissão de Negociação definido em assembleia da categoria.

#Reconquistar os nossos direitos!

#Fortalecer os correios público!

09/08/2023 11:15:28