Terceirizada que presta serviços para o Correios demite em massa no RS

A empresa Goiás Business Consultoria e Serviços Ltda (GO2B), que presta serviços terceirizados para o Correios em todo o país, inclusive no RS, anunciou a demissão de 127 trabalhadores no Estado, cerca 4 mil em nível nacional. As demissões, segundo a terceirizada, se deu por conta de o Correios ter uma dívida com ela e por isso, todos os vencimentos, inclusive a rescisão, devem ser pagos pela estatal. Já o Correios diz que pagou o mês de novembro e o 13º salário, mas não se pronunciou sobre as verbas rescisórias. No meio desse fogo-cruzado, os trabalhadores ficam na incerteza.

Muitos dos terceirizados que trabalham nas entregas como carteiros, foram dispensados por WhatsApp, depois de terem atrasos constantes nos salários e agora nas vésperas de Natal e ano novo e quando há um crescimento no volume de entregas.

O SINTECT-RS já vinha denunciando vários problemas com a GO2B e, inclusive, participou de atos em apoio a estes trabalhadores e cobrou do Correios uma solução para os problemas com essa empresa. Mas ambas empurraram a situação com a barriga e agora, quem paga a conta, num momento extremamente delicado como é o do final de ano, tanto para os trabalhadores, que passarão as festas de final de ano numa situação de insegurança, como do ponto de vista de trabalho, com o volume que é ampliado muitas vezes nesta época.

Essa situação vem agravar ainda mais o difícil quadro de efetivos do Correios que também é sistematicamente denunciado pelo Sindicato e que, no RS, levou a algumas unidades a terem somente trabalhadores terceirizados e nenhum direto. A situação ratifica a necessidade de realização imediata de concurso para o Correios, como forma de atender a demanda que é crescente, outra exigência da categoria que, inclusive, vem sendo cobrada da gestão da empresa e do governo desde o início.

No caso dos trabalhadores terceirizados, ainda que o Correios garanta os pagamentos das verbas rescisórias, isto é o mínimo que pode ser feito por se tratar de um direito indiscutível. Mas é preciso ir além, e garantir rapidamente uma solução imediata para o problema da falta de pessoal na empresa. Importante lembrar que a terceirização foi agravada com a Reforma Trabalhista e a liberação da terceirização nas atividades fim das empresas, além dos sucessivos PIDVs do governo Bolsonaro com o intuito de enxugar para privatizar a empresa.

E, como tem sido também alertado pelo Sindicato, quem acaba sempre pagando esta conta são os trabalhadores e a população, com a precarização na prestação dos serviços públicos.

Basta de descaso!

Respeito aos trabalhadores terceirizados!

Concurso público Já!

03/12/2023 09:48:57