Informe da FENTECT sobre reunião com a empresa para tratar de ajustes no ACT

No dia 29/11, houve reunião entre os representantes da ECT e o Comando Nacional de Negociação Permanente da FENTECT, onde a empresa apresentou formalmente a proposta de ajuste de cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho e, ao mesmo tempo, informou que neste momento é inviável a ECT acatar a solicitação da FENTECT de pagamento de 500 reais a mais no tíquete de janeiro como forma de restituir os descontos efetuados no pagamento de novembro. Lembrando que o pagamento em forma de tíquete alimentação sinaliza menos impostos pagos pela empresa, o que poderia tornar viável a reivindicação.

A FENTECT assinou no dia 27 de setembro, o Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024, que contém, entre várias cláusulas importantes, as cláusulas de abono. Ocorre que a cláusula do Vale Perú, que foi pago 5 dias após a assinatura do acordo, não foi cumprida. Isto gerou transtorno e muitos problemas para os trabalhadores e trabalhadora. Assim, a FENTECT ingressou imediatamente com a Ação na justiça para que a ECT cumpra o Acordo assinado. Uma verdadeira vergonha e descaso com os trabalhadores(as) de todo o País.

Depois de vários debates e frustração, a empresa apresenta uma proposta de transformar o abono de janeiro/2024 em tíquete a ser pago no dia 15/12/2023, com desconto de 0,5%, justificando tal atitude como um meio para evitar descontos nas folhas de pagamento.

Após a reunião com a empresa, a FENTECT convocou reunião de urgência com os Sindicatos filiados para deliberar sobre o tema.

A direção da FENTECT entende que os trabalhadores(as) não podem ser prejudicados com a irresponsabilidade da direção da ECT, pela falta de palavra dos gestores da empresa e o desrespeito da ECT em não cumprir na integra as cláusulas de nosso ACT.

Para não gerar mais prejuízos aos trabalhadores(as), frente a falta de compromisso da ECT, houve consenso no sentido de orientar as assembleias nos Estados, que devem ocorrer entre os dias 04 a 07 de dezembro de 2023, com objetivo de:

1. Aprovar a minuta apresentada pela ECT;
  2. Aprovar o estado de greve permanente, como forma de pressionar a ECT a cumprir de fato o ACT;
  3. Aprovar e exigir que a direção da empresa instale nova Mesa de Negociação Permanente, com urgência, para garantir os debates acerca das propostas contidas na carta 306/2023 encaminhada pela FENTECT à empresa no dia 23/11/2023 e reiterado ponto a ponto na MNNP do dia 28/11/2023;
  4. Aprovação de Moção de Repúdio à direção da ECT;
  5. Instalação imediata das Comissões de debates contidas no ACT 2023/2024.
  6. Reafirmamos que a FENTECT sempre esteve aberta ao diálogo, e tudo que for para a melhoria das relações de trabalho, estaremos dispostos a assinar em prol dos trabalhadores(as). Mas exigimos que a empresa cumpra o ACT assinado e respeite a categoria ecetista.

C/Informações da FENTECT

01/12/2023 00:22:59