SINTECT-RS estará presente no CONTECT e no 23º ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES

Foi definido, em assembleia realizada no dia 18 de abril, com grande participação da categoria em Porto Alegre e nas Subsedes, que os trabalhadores do Correios no RS terão representação tanto no Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Correios (CONTECT) como no 23º ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES. No total, serão 12 trabalhadoras para o encontro de mulheres entre Porto Alegre e subsedes e mais os delegados/as que participarão do Congresso.

Para garantir esta participação, a FENTECT informou, em se comunicado nº 007, de 23/05, que já oficiou à empresa, informando da realização do 14º CONTECT e 23º Encontro Nacional de Mulheres e solicitando a que ela atendesse às solicitações de liberações para os delegados e delegadas eleitas para participarem destes eventos.

Estas liberações são solicitadas pelos Sindicatos, às respectivas Superintendências Estaduais, junto com uma cópia da Ata de eleição dos delegados e delegadas.

TESES – A Federação também reitera que a data limite para entrega dos textos que compõem a Tese de cada Corrente Política deve ser entregue à FENTECT, via e-mail, até o próximo dia 29 de maio.

O SINTECT-RS destaca que estes encontros de caráter nacional são da maior importância para a categoria, especialmente depois do período de destruição e ataques ao Acordo Coletivo porque passou a categoria, bem como pelo desmonte da empresa, com vistas a sua privatização.

Apesar da mudança de projeto político para o país, a luta e a resistência da categoria continuam sendo necessárias, não só para resgatar os direitos e conquistas roubados da categoria ecetistas, como para fazer frente aos segmentos bolsonaristas que ainda se mantém na sociedade, e que no Congresso Nacional são maioria, e que não hesitarão em tentar retomar o projeto neoliberal entreguista implantado no país até 2022 e do qual eles eram ferrenhos defensores. Não é possível, de forma alguma. Baixar a guarda, ainda mais num momento político de intensa disputa entre os setores democráticos e progressistas e o bolsonarismo fascista e ultra neoliberal.

Esta campanha salarial não será fácil e exigirá muita unidade e mobilização da categoria. A redução de efetivos com sucessivos PDVs, um processo de terceirização avançado, o sucateamento brutal da empresa, são algumas das barreiras a serem superadas. No RS a situação é bastante difícil. A SE/RS é a terceira do país com distritos com mais de 8 quilômetros – hoje são cerca de 63 – quase a totalidade e as unidades estão completamente sucateadas. Por isso, esses encontros devem ter na sua pauta, a realização urgente de concurso público para repor os efetivos, acabar com o DDA, melhorar o plano de saúde, resgatar os direitos roubados da categoria em 2020, são apenas alguns deles.

Por isso, esses encontros nacionais se revestem de grande importância. São espaços de debate da categoria, nos quais serão definidas as linhas gerais das lutas ecetistas para o próximo período a serem levadas, posteriormente, ao debate com toda a categoria.

24/05/2023 17:13:16