Depois de muita luta e ameaça de greve, empresa recebe Sindicato para tratar dos problemas do CDD Hortênsia

Dirigentes do SINTECT-RS, acompanhados de uma Comissão de trabalhadores, estiveram, no dia 23 de maio, reunidos com o Superintendente Regional do Correios no RS para tratar dos graves problemas que vem afetando os trabalhadores do CDD Hortênsias. A agenda aconteceu em Porto Alegre, na Sede do Correios, depois de diversas solicitações de reunião e de quase dois meses dos primeiros movimentos dos trabalhadores da Unidade, que procuraram o Sindicato para relatar as condições de trabalho, realizaram assembleias e aprovaram, inclusive, estado de greve em busca das soluções para a situação vivenciada no CDD.

No encontro, os dirigentes reiteraram a situação e reafirmaram os problemas do CDD, como falta de pessoal, viaturas e motos com defeito, prédio em condições precárias, aparelhos de ar-condicionado avariados, falta de pessoal para limpeza do local, carteiros pedrestes fazendo trajetos que deveriam ser de moto e acúmulo de correspondências são alguns deles.

Além destas questões, também trataram de situações como a de trabalhadores que entram uma hora mais cedo sem contar como horas extras e do problemático SD’s, reafirmando a necessidade de realização de concurso público para repor os efetivos.

Outro ponto tratado, foi a questão da limpeza da Unidade, com a necessidade de contratar mais um trabalhador terceirizado para a função, já que a pessoa que está contratada hoje, fica disponível 4 horas para o CDD e 2 horas para a Agência, deixando os dois locais desatendidos boa parte do dia.

Ao final da reunião, foram apontadas algumas iniciativas como desenvolver uma campanha interna na tentativa de recolocar as vagas que estão em aberto na Unidade por recrutamento interno (RI) e consertar ao menos um ar-condicionado por mês.

ENTENDA O CASO

Em início de abril, o SINTECT-RS recebeu denúncias dos trabalhadores e trabalhadoras do CDD Hortênsia, sobre as condições e os problemas que vinham se acumulando na Unidade. No dia 10/04, dirigentes do Sindicato estiveram no local, reuniram com os trabalhadores, se apropriaram da situação e levaram ao conhecimento da empresa, através de ofício, com objetivo de dar encaminhamento definitivo às questões.

No dia 17 de abril, o Sindicato realizou assembleia com os trabalhadores do CDD, que, entre outras decisões, deliberaram pelo estado de greve, caso a empresa não mostrasse disposição de resolver os problemas levantados.

Daí em diante, o que se viu foi um total descaso da empresa com os trabalhadores da Unidade, tendo recorrido, inclusive, a práticas antissindicais, ameaçando os trabalhadores com processos administrativos caso entrassem em greve. Também desrespeitou totalmente a representação da categoria, tentando tratar diretamente com os trabalhadores as questões, como mais uma forma de intimidação. Importante destacar que todas as decisões da categoria se deram em assembleia, devidamente divulgada, respeitando os protocolos para sua realização.

O SINTECT-RS reitera sua disposição de resolver de forma negociada os problemas do CDD Hortência. Mas, caso a empresa não se disponha a apresentar soluções para as questões colocadas na reunião do dia 23/05, que penalizam diariamente os trabalhadores e trabalhadoras da Unidade, tomará outras medidas, como levar a situação para mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS) e a outros órgãos competentes.

Reitera, ainda, para que os trabalhadores se mantenham mobilizados e denunciem ao Sindicato qualquer nova situação que prejudique a categoria ou que a empresa não venha cumprindo.

25/05/2023 16:45:32