SINTECT-RS chama trabalhadores(as) a participarem do Plebiscito Popular sobre as privatizações

O SINTECT-RS está chamando os trabalhadores e trabalhadoras de Correios para participarem, até o dia 24 de outubro, do PLEBISCITO POPULAR SOBRE AS PRIVATIZAÇÕES “PRIMAVERA DA DEMOCRACIA”.

A consulta, construída com a participação e engajamento das centrais sindicais, federações e sindicatos de trabalhadores, movimentos sociais e partidos de esquerda, tem como objetivo proporcionar aos gaúchos, o direito de opinar sobre a venda de importantes e estratégicas empresas.

O plebiscito tem um apelo moral e é uma forma de pressionar os governos para ouvirem o clamor da sociedade. É também, uma resposta aos governos Bolsonaro, Eduardo Leite (RS) e prefeitos que, alinhados com o projeto neoliberal implantado no país, seguem a cartilha à risca nos estados e municípios e estão vendendo as empresas sem ouvir a população.

No caso do RS, é, ainda, uma resposta direta ao governador Eduardo Leite (PSDB) que enviou projeto de lei para a Assembleia Legislativa, retirando da Constituição Estadual a necessidade de um plebiscito para a venda de empresas estatais, como CEEE, CRM, Corsan, Banrisul, Procergs, entre outras.

A necessidade de plebiscito para venda das empresas do Estado foi uma condição incluída na Constituição Estadual, em 2002, como forma de ouvir a população, após a onda de privatizações feitas pelo governador Antônio Britto (PMDB), que liquidou com a CRT e com 2/3 da CEEE, trabalho terminado agora por Eduardo Leite.

Chamada de “Primavera da Democracia”, por ocorrer na primavera, a proposta proporcionou, ao longo dos meses, um intenso debate sobre a venda de empresas do RS e, também, das demais empresas, como do Correios, que poderá afetar gravemente a vida dos gaúchos, assim como das unidades da Petrobrás no Estado.

PARTICIPAÇÃO DA CATEGORIA É FUNDAMENTAL

Os trabalhadores e trabalhadoras de Correios, que estão sob grave ameaça de privatização, têm que se fazer presente neste momento, mostrando que são contra as privatizações, não só do Correios, mas também de todas as empresas, que assim como a ECT, são fundamentais para o país.

Este é mais um espaço de pressão popular e não cabe a ninguém se omitir neste momento. Não só para defender as questões que dizem respeito à categoria, mas rejeitar toda uma política que se alastra pelo país, em nível municipal, estadual e federal, de destruição do que é público e a entrega das grandes empresas para as mãos da iniciativa privada.

Além de participar, é importante que todos e todas também peçam aos familiares, amigos, vizinhos, para participarem.

VOCÊ PODE VOTAR SEM SAIR DE CASA

A consulta está sendo feita em formato híbrido, através de uma plataforma de democracia participativa, garantindo o voto pela internet e, também, em cédulas para comunidades sem acesso à internet ou para quem preferir votar presencialmente.

COMO VOTAR PELA INTERNET – O voto pode ser pela internet, através de computador, tablet ou celular, acessando o link https://decidimrs.com.br, apenas informando o nome e o CPF.

PASSO A PASSO PARA VOTAR PELA INTERNET

• Clica no link – https://decidimrs.com.br
  • Coloque o seu nome e seu CPF
  • Responda sim ou não nas perguntas
  • Marque que você concorda com os termos de uso
  • Clique em Enviar

Os resultados das privatizações são conhecidos de todos: demissões, precarização das condições de trabalho, redução de salários e de direitos, aumento das tarifas, piora nos serviços, entre outras questões.

Por isso, é tão importante participar do PLEBISCITO “PRIMAVERA DA DEMOCRACIA” e fazer valer a nossa voz e a nossa posição sobre a entrega do patrimônio público para empresas privadas.

Estão na mira de privatização diversas empresas municiais (como Carris, Procempa, DMAE), estaduais (como Corsan, Banrisul, Procergs, Sulgás) e federais (como Correios, Caixa, Banco do Brasil, Petrobras, Eletrobras e Trensurb). O voto popular pode desautorizar estes governos, fazendo uma importante pressão política com o resultado do plebiscito.

Dúvidas e mais informações, acesse a página do plebiscito Popular no facebook no endereço https://www.facebook.com/plebiscitopopularrs/

PARTICIPE. Você pode votar até o dia 24 de outubro.

17/10/2021 21:20:27