RS adota política de quanto menos ACs, melhor!

RS adota política de quanto menos ACs, melhor!

O SINTECT-RS esteve, nesta quinta-feira (15), visitando as agências AC FORO e AC CAMPUS UFRGS, que foram surpreendidas com uma decisão de fechamento em prazo recorde, sob a justificativa de economia. Mas, mesmo desse ponto de vista, a decisão é absurda, pois as agências são superavitárias e não podemos aceitar que, deixar de cumprir nosso papel social, seja vendido como economia.
AC Foro, além de ser superavitária, tem baixíssimo custo de manutenção, pois quem realiza os serviços é o próprio Fórum. A unidade atende a vários órgãos públicos na região (Ministério Público, Ibama, Defensoria Pública, Detran, Ajuris e o Tribunal de Justiça), por isso entendemos que deveria ter dupla importância para o governo. A unidade também é um importante ponto de atendimento de serviços sociais, para a população, como atendimento do INSS.
Mas, como costuma fazer, a empresa decide unilateralmente, de forma abrupta, sem consultar trabalhadores locais e a população que ficará desassistida. A decisão do Correios de fechar uma agência que fecha no azul, que tem atuação social imprescindível e que atende diversos órgãos públicos reflete o atoleiro que estamos metidos. Diante de uma situação grave ao invés de fortalecer a imagem do Correios e cobrar que o governo valorize a empresa, as decisões são de bater no trabalhador e diminuir o atendimento à população.
Na mesma situação está a AC CAMPUS UFRGS, agência que atende a grande demanda de inúmeros departamentos da universidade e da comunidade escolar. Felizmente a Reitoria da UFRGS é contrária ao fechamento e está atuando para reverter a decisão errônea da gestão dos Correios.
De qualquer forma é outro caso que não tem qualquer explicação lógica. O que a empresa deveria focar é em enfrentar com responsabilidade os problemas reais do Correios, garantindo os direitos dos trabalhadores, melhorando as condições de trabalho, através do imediato chamamento dos aprovados do concurso público e fortalecendo o Correios como a empresa mais presente do país, que cumpre um papel social essencial.
O sindicato além das visitas relatadas, oficiou a empresa sobre os dois casos exigindo a imediata suspensão dos fechamento, estamos também enviando ofício para os órgãos usuários da AC FORO, para a Reitoria da Universidade e ao DCE da UFRGS, vamos juntas e juntos dizer NÃO AO FECHAMENTOS DAS AGÊNCIAS PRÓPRIAS DO CORREIOS!
Reafirmamos ser absurda a decisão do SE/RS de fechar agências, que são as portas de entrada de receitas na empresa. Destacamos também que essa mesma gestão afirmou, em reunião com o sindicato, que não fecharia unidades de Correios, como a gestão passada do General Floriano. Cumpram suas palavras e compromissos com a categoria de Correios!
Sindicalize-se, juntos somos mais fortes para defender o Correios e nossos direitos!
Assessoria de Comunicação
15/05/2025 14:01:45

Nara Soter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *