Participe da Marcha Zumbi-Dandara dia 20 de novembro
O SINTECT-RS convida os trabalhadores para participarem da Grande marcha ZUMBI – DANDARA que será realizada no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. A Marcha este ano terá como tema “130 anos de abolição sem reparação: em defesa dos territórios, da liberdade e da vida”
A atividade fará referência também a Vereadora carioca Marielle Franco (PSol/RJ), brutalmente assassinada em no dia 14 de março deste ano, juntamente com seu motorista, Anderson Gomes, num crime até hoje não esclarecido.
Outro personagem a ser lembrado no ato será o mestre Moa, o mestre de capoeira assassinado por questões políticas em Salvador (BA), no dia 8 de outubro, depois do primeiro turno da eleição.
A marcha pretende chamar a atenção para a situação dos negros e negras no país e para a necessidade da continuidade do que já existe e fortalecimento das políticas públicas de reparação.
A DATA – O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi, um africano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade. Mais tarde ele seria o líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695. Em mais de mil municípios, a data é feriado.
O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado.
No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os africanos. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.
O Quilombo dos Palmares, localizado no atual estado de Alagoas, liderado por Zumbi, formavam a resistência ao sistema escravocrata que vigorava. Ali os negros escravizados recuperavam sua liberdade, preservavam a cultura africana na colônia e viviam do plantio e do comércio realizado com cidades próximas.
Assessoria de Comunicação
07/11/2018 20:18:35