Mediação no TRT-4 tratou do plano de saúde da categoria

Na tarde do dia 5 de agosto de 2025, foi realizada audiência de mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), convocada a partir de solicitação do SINTECT-RS, para tratar da grave situação enfrentada pelos beneficiários da Postal Saúde. A AGACOR – Associação Gaúcha dos Aposentados dos Correios e Telégrafos, também participou da mediação.
Durante a reunião, o Sindicato denunciou os atrasos no pagamento a prestadores de serviço médico, mesmo com os descontos em folha sendo efetuados regularmente, o que tem afetado diretamente a cobertura e o atendimento aos trabalhadores, inclusive com suspensão de atendimentos e descredenciamento de profissionais e clínicas, levando muitos trabalhadores a desistirem do plano, em função da falta de compromisso da empresa no cumprimento de seu papel como mantenedora.
A Postal Saúde esclareceu que depende de aportes financeiros da ECT para operar, os quais têm sido feitos de forma parcial desde novembro de 2024 e com atrasos a partir de fevereiro de 2025. Informou ainda que a dívida da ECT com a Postal Saúde chega a cerca de R$ 365 milhões no país, sendo R$ 20 milhões apenas no RS.
A ECT reconheceu as dificuldades financeiras e afirmou que vem priorizando outras obrigações, como pagamento de salários, sem previsão para a regularização da dívida. Os valores arrecadados junto aos trabalhadores, por sua vez, são repassados integralmente à Postal Saúde.
Entre os encaminhamentos, o SINTECT-RS propôs a ampliação da rede de atendimento por meio da Unimed no estado em caráter emergencial até a normalização da situação. Também foi acordada a criação de um canal direto de comunicação entre o sindicato e a Postal Saúde. Uma nova audiência foi marcada para o dia 4 de setembro de 2025.
Assessoria de Comunicação
05/08/2025 19:53:29