Frente a pressão da categoria, empresa recua e marca reunião para retomar as negociações

A ECT marcou reunião para esta quarta-feira, dia 06 de setembro, às 10h, para retomar a mesa de negociação com a Comissão Nacional e Mobilização e Negociação (CNMN).

Este movimento é resultado da pressão dos trabalhadores e trabalhadores, que nas assembleias rejeitaram vigorosamente a proposta considerada desrespeitosa e que não atendia os pontos mais importantes para os trabalhadores. Sequer recuperava todos os itens roubados da categoria, não alterara a sistemática de cobrança do Plano de Saúde e apresentava um reajuste indigno de 3,26% e ainda para janeiro do próximo ano.

Frente a isso, a categoria decidiu, maciçamente, pelo estado de greve e deflagração de greve por tempo indeterminado a partir do dia 12 de setembro, se a empresa não avançar em sua proposta, especialmente quanto ao reajuste e ao plano de saúde.

Os trabalhadores de Correios foram absolutamente massacrados nos últimos anos e a expectativa era de que, com a mudança de governo, houvesse alterações na postura da empresa em relação ao tratamento dado a categoria. Mas a proposta apresentada pela empresa, em que pese o resgate de importantes cláusulas, ainda mantinha questões que vem penalizando e desestimulando a categoria e que não dialogam com melhores condições de trabalho, de salários e de vida para os trabalhadores e trabalhadoras do Correios.

A retomada da negociação sinaliza disposição de diálogo. Mas é preciso ir além, e apontar soluções concretas para os principais temas colocados pelos trabalhadores na mesa de negociação.

05/09/2023 12:39:01