Correios retoma mesa de negociação, mas não avança nas questões econômicas

Nesta quarta-feira (06), foi retomada a mesa de negociação entre o Comando Nacional de Mobilização e Negociação (CNMN) e a empresa, para dar continuidade à negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2023.

Na reunião foram tratados temas de caráter social do ACT, envolvendo questões como a pauta da mulher e sindical. Houve alguns avanços e afirmações, mas outros temas ficaram para ser retomados em nova reunião na sexta-feira (08).

A empresa não trouxe para a mesa nenhuma proposta econômica, alegando que estas dependem de avaliação do SEST e, portanto, o reajuste não foi pautado.

Entre as novas proposições estão o retorno da cláusula sobre trabalho em dia de repouso, com pagamento de 200% sobre a hora normal; adiantamento de férias com desconto em até cinco parcelas mensais; manutenção do pagamento de vale-alimentação/refeição por até 90 dias em caso de afastamento pelo INSS e até o retorno ao trabalho no caso de acidente de trabalho; e retorno da cláusula representante dos empregados.

Em relação ao plano de saúde, um dos itens fundamentais para os trabalhadores, a empresa apresentou a redução da coparticipação de 30% para15%; mensalidade sem incidência das rubricas variáveis (hora extra, trabalho em final de semana e trabalho em dia de repouso); lançamento de um Plano Família para aposentados e parentes consanguíneos em até 4º grau, no próximo exercício; e redução do teto de coparticipação dos aposentados, de 3 para 2 vezes. Também o perdão de dívidas e a não cobrança de coparticipação dos tratamentos de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise e home care.

SINALIZAÇÃO DE GREVE CONTINUA

A retomada da negociação após duas semanas se deu somente após muita pressão da categoria, inclusive a partir da rejeição maciça da proposta apresentada e a sinalização de greve nacional a partir do dia 12 de setembro. Mesmo assim e apesar de ter conhecimento das reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras, das 72 cláusulas buscadas pela categoria e debatido os pontos conflitantes, a discussão avançou até a cláusulas 27. Ainda restam muitas cláusulas pendentes em especial as econômicas, que, em princípio, serão apresentadas pela empresa até dia 11.

É fundamental que as assembleias do dia 12 tenham a participação de toda a categoria. Será fundamental demonstrar mobilização, unidade e força para que os direitos roubados sejam resgatados e que os trabalhadores tenham a valorização tão alardeada pela empresa, que tem que passar do discurso para a prática.

Assim, o SINTECT-RS reitera a todos e todas que compareçam as assembleias do dia 12 em Porto Alegre e nas subsedes. Vamos mostrar para a empresa que se ela não avançar e valorizar efetivamente a categoria, os trabalhadores e trabalhadores usarão a sua principal arma para garantir seus direitos: a greve!

Confira AQUI a fala do representante do SINTECT-RSA na CNMN.

06/09/2023 23:45:29