CAMPANHA SALARIAL 2023: ACT é prorrogado por mais 30 dias

Diante da rejeição, em todo o país, da proposta rebaixada apresentada pela direção do Correios, a Fentect solicitou à ECT a prorrogação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente, bem como das liberações com ônus para a empresa dos dirigentes que integram o Comando Nacional de Mobilização e Negociação (CNMN), até o dia 30 de setembro próximo.

Na resposta à solicitação da FENTECT, a gestão do Correios cita que prorrogou o ACT para dar “tranquilidade para o processo negocial” bem como “o respeito às pessoas”. Um discurso louvável, mas que os trabalhadores querem ver na prática, com apresentação de uma proposta que possa ser levada à sério pela categoria. A empresa também informou que irá apresentar um novo calendário para dar andamento às negociações.

A categoria aprovou greve para o dia 12 de setembro, caso as negociações não avancem, especialmente em relação a itens importantes para os trabalhadores e trabalhadoras, como o reajuste salarial e plano de saúde. O movimento foi fortalecido pela postura da empresa de encerrar a negociação, retirar três cláusulas da proposta que havia sido apresentada, sem conhecimento das representações da categoria, e da proposta considerada desrespeitosa, de aumento de 3,16% e ainda para janeiro de 2024.

O SINTECT-RS reitera que até nova decisão, está valendo o que foi deliberado em assembleia. Portanto, a mobilização e a unidade da categoria devem ser fortalecidas, como forma de garantir uma proposta que possa ser aprovada pelos trabalhadores e trabalhadoras.

Nada está garantido. Só a nossa luta conquistará melhores condições de trabalho e de salários.

31/08/2023 19:26:15