Eleição do SINTECT-RS: participação é fundamental!

Nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, os trabalhadores sindicalizados do Correios elegerão a gestão que estará à frente do Sindicato até 2025. Este é um momento importante, no qual a participação da categoria é fundamental.

Participar da eleição, é um direito e um dever do trabalhador sindicalizado, além de ser um exercício democrático. Cabe, naturalmente, aos trabalhadores, escolherem livremente, entre as chapas que se apresentam, qual a que melhor atende aos anseios dos trabalhadores e trabalhadoras e as propostas que nortearão a atuação da entidade.

Na eleição sindical, não há espaço para omissão. Se omitir é delegar a outros a decisão que cabe a cada trabalhador e cada trabalhadora. Por isso, a participação é fundamental.

Para além da escolha propriamente dita, a eleição é também o momento de suscitar debates, expor ideias, esclarecer questionamentos, apresentar sugestões, enfim, estabelecer um saudável diálogo sobre a condução da entidade entre os/as trabalhadores/as e àqueles que se propõem a dirigir o Sindicato.

A participação na eleição não pode ser pensada somente para atender ao quórum do número de votos necessários para validar o pleito. Ela é muito mais do que isso. Uma votação expressiva, legitima a entidade nos enfrentamentos com a direção da empresa e em outras instâncias, onde o Sindicato atua para defender as conquistas e os direitos da categoria.

No caso específico dos/as trabalhadores/as de Correios, um Sindicato forte, atuante e representativo é imprescindível, notadamente neste momento de fortes ataques da gestão da empresa e da ameaça de privatização e, também, de um governo genocida e perverso, que sistematicamente ataca a classe trabalhadora com sucessivas reformas, com a destruição das normas de segurança e com um total descaso pela vida.

Além do que mais toca a categoria hoje que é a privatização. Demanda prioritária de todos e todas. Seguramente os momentos difíceis vivenciados pela categoria durante a privatização, pandemia, exemplos recentes, teriam sido mais penosos, se se tratasse de uma categoria sem Sindicato. Por isso vamos fortalecer a nossa entidade. Vote nas eleições. Seja um sindicalizado ativo!

A Junta eleitoral, definida em assembleia, está cuidando do processo, para que ele aconteça, como deve ser, de forma organizada e transparente. Mas cabe a cada trabalhador e trabalhadora fazer a sua parte, conhecendo e avaliando as propostas, conversando com os membros das chapas e participando do processo eleitoral para que, nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, escolham de forma consciente, elegendo a direção do Sindicato, um importante direito conquistado com muita luta pela classe trabalhadora.

20/02/2022 22:57:54