Condições caóticas de trabalho leva trabalhadores/as do AC Eldorado a apontar para greve

Condições caóticas de trabalho leva trabalhadores/as do AC Eldorado a apontar para greve

No próximo dia 18 de dezembro, os trabalhadores do AC Eldorado que estão lotados na unidade de Guaíba, devem deflagrar greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada pela categoria em encontro com o SINTECT-RS nesta quinta-feira, dia 12, onde foram relatadas as condições de trabalho, o sofrimento e as dificuldades que a situação está impondo aos trabalhadores e trabalhadoras.
A enchente de maio, que afetou inúmeros municípios, foi especialmente cruel em Eldorado do Sul. A cidade teve praticamente 90% de seu território submerso por semanas.
Nem mesmo essa situação, que é do conhecimento de todo mundo, sensibilizou a gestão do Correios no RS, que vem mantendo os trabalhadores/as atuando em condições absolutamente precárias amontoados no CDD Guaíba, sem a menor estrutura para trabalharem. É visto que, apesar da boa vontade dos colegas e da gestão da unidade, o CDD não tem estrutura para tantas pessoas e os trabalhadores/as lotados em Eldorado tem que se amontoar num espaço reduzido e apertado.
Os trabalhadores/as denunciam que as cargas da unidade, que chegam de caminhão, são separadas no chão ou em espaços inapropriados, sem a menor condição de ergonomia, prejudicando a sua saúde física. Além disso, faltam equipamentos, como carrinhos para serem movimentadas as cargas e os trabalhadores têm que ficar aguardando para darem conta de seu serviços. No final do dia é ainda pior, pois quando as encomendas retornam, eles são obrigados a subirem com as sobras pelas escadas, pois os veículos do CDD já estão guardados, impedindo de usar o monta-cargas.
Esta “solução” achada pela empresa, que deveria ser temporária, mas que se arrasta por sete meses, tem penalizado os carteiros que estão tendo que se deslocar para Eldorado, pagando o deslocamento do seu próprio bolso. Mesmo assim, a empresa informou novos bairros onde começam as entregas em Eldorado, o que deve agravar a situação já desesperadora dos trabalhadores/as.
O descaso da empresa não está penalizando só a categoria. A população tem feito inúmeras reclamações aos carteiros, porque têm que se deslocar até Guaíba para pegar suas encomendas.
Já a empresa, que sequer teve a consideração de ir à unidade falar e explicar a situação claramente para os trabalhadores, se limita a informar que as obras estão andando, mas sem esclarecer, por exemplo, porque há mais de três semanas as obras estão paradas.
Os trabalhadores esperam que a gestão da empresa no RS dê explicações, apareça na unidade em Guaíba para ver a situação que está impondo a todos e, principalmente, se movimente e resolva, de uma vez por todas, a situação da AC Eldorado. Ou sete meses não são suficientes para uma obra?
Caso isso não aconteça, a resposta da categoria será GREVE!
Assessoria de Comunicação
13/12/2024 18:20:37

Nara Soter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *