Comunicado sobre o Desconto Assistencial

A assembleia do dia 26/04/2018 dos trabalhadores e trabalhadoras pertencentes à base territorial do SINTECT/RS deliberou por desconto assistencial como segue:

– 2,5% sobre o salário base do mês de maio;

– 2,5% sobre o salário base do mês de junho;

– abrangendo toda a categoria (sindicalizados ou não sindicalizados);

– o prazo para envio ou protocolo de não desconto vai até o dia 12/05/2018;

– os termos de não aceite devem ser enviados, individualmente, de próprio punho, via postagem com registro e AR para o endereço do Sindicato (sede), não podendo haver protocolo coletivo;

– os termos de não aceite devem ser protocolados na Secretaria do Sindicato pelo próprio interessado e de próprio punho, não podendo haver protocolo coletivo;

– a secretaria do Sindicato funciona das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Acreditamos que a construção de um Sindicato de luta, transparente, classista, autônomo e independente passa pela necessidade de financiamento do Sindicato pelos trabalhadores e trabalhadoras.

É de conhecimento de todos e todas que os Sindicatos não contam mais com o Imposto Sindical Obrigatório em seus orçamentos desde a Reforma Trabalhista, que entrou em vigor em novembro de 2017. E, nosso Sindicato está tendo seu quadro de sindicalizados diminuído por conta dos Programas de Demissões Incentivadas. Tudo isso tem esvaziado o cofre de nossa entidade.

No mês de março (correspondente ao antigo Imposto Sindical Obrigatório) houve manifestações nos locais de trabalho favoráveis ao desconto ao Sindicato e pedimos que aguardassem. Agora estamos criando a possibilidade de que a categoria contribua com o Sindicato.

Devido a nossa oposição ao Imposto Sindical Obrigatório a assembleia realizada cumpre o papel democrático de decisão da categoria pelo desconto, numa situação que foge do controle do estado e que possibilita uma decisão de caráter classista e de consciência política da importância do Sindicato.

O Sindicato necessita da contribuição financeira da categoria para tocar a campanha salarial, encaminhar a luta contra a privatização e mais as lutas do dia a dia. Estamos com as prestações de contas em dia e o Conselho Fiscal tem atuando na fiscalização.

Não será aos patrões e governos que vamos recorrer. Muito menos aceitaremos dinheiro de processos fisiológicos ou de origem questionável. É à categoria que iremos nos dirigir para tal expediente. Porque para construir um Sindicato combativo, necessitamos que seja financiado pela categoria.

02/05/2018 13:03:40