Cláusulas do ACT que não estão sendo cumpridas é tema da reunião da MNNP

No dia 31 aconteceu reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) com a empresa, quando foram tratadas questões envolvendo as cláusulas 13 (Parceria com as Associações Recreativas dos(as) Empregados(as) e Cláusula 61 (inclusão do Estado de Emergência); Registro de Ponto por Exceção aos empregados que realizam a atividade de distribuição. No encontro também foram debatidas a definição de pautas e calendário para as próximas reuniões. O SINTECT-RS esteve presente à reunião e acompanhou todos os debates.

Quanto ao item Calamidade Pública e Associações, foram debatidas formas de melhorias na cláusula 61 (Calamidade pública), que viabilize, imediatamente, a execução da cláusula para que os trabalhadores(as) estejam assegurados e, ainda, melhorias na cláusula 13 (Associações).

No que diz respeito ao Ponto Eletrônico, não houve consenso entre a empresa e as representações sindicais. As representações dos trabalhadores pontuaram diversos e graves problemas, entre eles, o de que a ferramenta tem sido utilizada como forma de assédio e método para não cumprir o que é previsto em ACT 2023/2024 quanto à jornada de trabalho.

Para os trabalhadores, a proposta de flexibilização da jornada de trabalho da Distribuição não condiz com o déficit atual de trabalhadores(as) nos quadros da empresa, além de ser um ataque a um direito histórico da classe trabalhadora, que é o horário de almoço.

DESCUMPRIMENTO DO ACT

Os trabalhadores destacaram que diversas cláusulas do ACT 2023/2024 não estão sendo cumpridas, como entrega matutina, limbo previdenciário, vale transporte in itinere, entre outros e exigiram que a empresa abra o debate sobre esta questão, mas a empresa se manteve intransigente e a reunião foi encerrada.

PRÓXIMA REUNIÃO

Já foi a definida a pauta para a próxima reunião que tratará dos temas Concurso Público; SD e Continuidade do debate do Ponto eletrônico. A solicitação da Comissão Nacional de Negociação Permanente da Fentect solicitou que a próxima reunião ocorra nos dias 22 e 23 de fevereiro e cobrou o calendário de reuniões dos Grupos de Trabalho (GT’s) para debater assuntos importantes de interesse dos trabalhadores.

Para o Secretário-Geral do SINTECT-RS, Alexandre Nunes, infelizmente, os trabalhadores estiveram durante três dias em Brasília, com diversas reuniões com pessoas que tomam as decisões e, incrivelmente, mais uma vez nada foi decidido. “É incrível o abismo que existe da percepção de como está a situação para quem está lá no topo e de quem está na base. Vendo alguns dirigentes de alto nível da empresa falando, e o próprio presidente, por vários momentos é de se perguntar se estão falando sobre a mesma empresa”, avaliou o dirigente do SINTECT-RS.

Confira o INFORME 002 da Fentect.

01/02/2024 15:17:17