CAMPANHA SALARIAL 2023 – Definidas datas das reuniões de negociação

Em reunião com a empresa no dia 24/07, o Comando de Negociação da Fentect e os representantes dos Correios definiram um calendário para dar andamento à negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2024. A próxima reunião será dia 27/07, de forma híbrida.

CALENDÁRIO DE NEGOCIAÇÃO:

27/07 – Apresentações (DIEFI, DINEG e DIGOE)

01/08 – Apresentações (DIRAD, DIOP e DIGEP)

02/08 – Questões sociais

03/08 – Questões das mulheres ecetistas

08/08 – Questões sindicais e disposições gerais

09/08 – Condições de trabalho

10/08 – Saúde

14/08 – Salários e Benefícios

Caso haja qualquer alteração ou necessidade de novas datas, ficou estabelecido que serão discutidas entre as partes e divulgadas pelas entidades.

Lembrando que a pauta da categoria, aprovada no 16º CONTECT e referendada pelos trabalhadores e trabalhadoras em assembleias, já foi entregue à empresa.

DESACORDOS

Em comunicado, a FENTECT/Comissão de Negociação informaram que “os representantes patronais colocaram sua proposta de calendário para as negociações, com limitação de falas dos representas dos trabalhadores e com o veto de gravações, filmagens ou transmissões ao vivo das negociações. A representação dos trabalhadores/as se pronunciou demonstrando a necessidade de ampliar o número de reuniões para que seja possível tratar todas as reivindicações da categoria; se posicionou contra a limitação das falas dos representantes dos trabalhadores/as e colocou a importância sobre gravação de vídeos, filmagens e a transmissão ao vivo, via internet, das negociações coletivas deste ano.

A reunião terminou sem acordo no que tange à limitação de falas dos representantes dos trabalhadores/as e sem acordo na questão de não gravar/filmar ou mesmo transmitir as negociações. Entendemos que os trabalhadores e trabalhadoras não podem ser privados de assistirem, caso queiram, as negociações coletivas. Desta forma, faremos duas semanas de reuniões para iniciar as tratativas e não atrasar as negociações, mas entendemos que deve haver a ampliação da quantidade de reuniões, pois são muitas reivindicações e, no nosso entendimento, todas elas devem ser debatidas com igual importância”.

O Sindicato reitera o chamado a todas e todos para que permaneçam mobilizados, acompanhando as negociações. Apesar da mudança de governo, nada é fácil para os trabalhadores e temos que continuar mostrando nossa unidade e disposição de luta para resgatar nossos direitos, pressionar por concurso público já e pela redução da participação no plano de saúde, entre outras questões. Todos e todas na luta!

Confira o INFORME 003 da Fentect

26/07/2023 17:16:15