Assembleia ratifica pauta de reivindicações e define representante à Comissão de Negociação

Os trabalhadores e trabalhadoras de Correios do RS ratificaram, em assembleia realizada na noite de 18 de julho, a proposta construída no 14º Contect, bem como o calendário de luta aprovado no Congresso.

No início da assembleia, a mesa fez uma avaliação do cenário para esta negociação. De acordo com os dirigentes, a derrota de Bolsonaro foi uma vitória importante, mas os estragos feitos nos últimos anos estão presentes em todos os setores da empresa. Além da destruição do Acordo Coletivo, os trabalhadores também estão sendo penalizados com o atraso da empresa, a falta de concurso público, a precarização das condições de trabalho, são algumas delas.

De positivo, avaliaram eles, é que depois de muito tempo, a campanha começa sem ter como eixo principal a luta contra a privatização da empresa. Isso dá margem para que a categoria entre na negociação buscando, no mínimo, as cláusulas perdidas em 2020. Mas não só isso. É preciso avançar em algumas questões, tanto econômicas como sociais.

Não é possível que os trabalhadores e trabalhadoras do Correios tenham que ter algum outro tipo de serviço para complementar a renda. É preciso mudar a realidade de ser a categoria que tem os piores salários e os menores benefícios entre as categorias de estatais. Uma situação que tem feito muitos se aposentarem precocemente, ou que saiam da empresa para empregos que pagam mais. E para evitar esta evasão de mão de obra é preciso melhorar as condições salariais e os benefícios da categoria.

Também foi lembrado que este ano é a oportunidade para a categoria entrar na campanha com disposição não só de resgatar os direitos roubados, mas de buscar avanços. “Somos a única categoria que perdeu 50 cláusulas no Acordo Coletivo, trabalhamos a pandemia inteira e estivemos ameaçados de privatização nos últimos anos. Agora é a nossa vez, e esse é o espírito que deve estar presente nesta negociação”, alertaram os dirigentes sindicais, lembrando que a empresa, pelos resultados apresentados, tem condições de atender as reivindicações da categoria. Os lucros são maiores e há pelos menos 40 mil trabalhadores a menos. Portanto, ela tem condições de se manter sustentável e atender aos trabalhadores.

CAMPANHA POR CONCURSO PÚBLICO JÁ

Se a empresa pretende crescer, como tem sinalizado a atual gestão, é fundamental pensar primeiro na questão dos recursos humanos. O Correios em 2011 tinha 117 mil trabalhadores e hoje tem cerca de 98 mil, enquanto as entregas e encomendas aumentaram vertiginosamente com as vendas pela internet.

Neste sentido, os sindicalistas alertaram que só tem duas saídas: ou entram pessoas por concurso público, ou o serviço será feito por mão de obra terceirizada.

Por isso, o Sindicato está iniciando uma campanha por concurso público já. O objetivo é cobrar da direção da empresa concurso para repor os efetivos e assegurar o apoio da sociedade, já que o concurso para o Correios é um dos que mais atrai especialmente os setores mais carentes da sociedade, o que vai ao encontro da proposta de empregabilidade tão alardeada pelo governo federal.

Depois de aberta para as falas e participações dos presentes à assembleia, foi colocada em votação o referendo à proposta para a campanha salarial construída no Congresso Nacional, que foi aprovada por unanimidade.

Na sequência, foram decididos os nomes que irão representar os trabalhadores e trabalhadoras gaúchas na Comissão de Negociação, tendo sido escolhidos os diretores Manoel Ferreira Rodrigues e Paulista, e como suplente, Josemar Lara.

O resultado da assembleia será agora informado à Fentect para somar com os resultados das demais unidades da base da Federação e para formar a Comissão com vistas a dar início às negociações.

A assembleia foi presencial para Porto Alegre e Região Metropolitana e transmitida pelo Facebook do Sindicato para o interior do Estado, com importante participação e comentários via internet.

O SINTECT-RS chama todos e todas a permanecerem mobilizados para uma forte e decisiva campanha salarial pelo resgate dos direitos e avanços nas conquistas.

19/07/2023 10:02:03