SE/RS cumpra com sua obrigação: eleições das CIPAAS imediatamente

SE/RS cumpra com sua obrigação: eleições das CIPAAS imediatamente

A Comissão Interna de Prevenção de Acidente e de Assédio (CIPAA) é uma obrigação das empresas que devem mantê-la em funcionamento com o principal objetivo de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, de modo a garantir a saúde e a vida das e dos trabalhadores. A partir de 2023, a Comissão agregou ainda a tarefa de prevenir e combater o assédio moral e sexual e as demais formas de violência no ambiente de trabalho. Infelizmente, apesar da sua importância, nem sempre esta medida fundamental para a categoria tem sido observada rigorosamente pelo Correios.

Especialmente neste momento de calamidade climática por que passa o RS, com unidades tendo sido atingidas pelas enchentes, a constituição e atuação das CIPAAs se fazem fundamentais, no sentido de garantir que o retorno a estas unidades se dê somente depois de tomadas todas as medidas estruturais e sanitárias que garantam a saúde e a segurança das e dos trabalhadores

Da mesma forma é preciso atenção às unidades que receberam os e as trabalhadoras dos locais atingidos, que não podem se constituir em “estacionamento de pessoas”, jogadas no local a sua própria sorte, prejudicando o ambiente de trabalho como um todo, e causando sofrimento tanto para os trabalhadoras da unidade de origem como os realocados.

Lembrando que ambientes conturbados, onde os trabalhadores estão amontoados em unidades que mesmo considerando condições normais, já apresentavam problemas, é um ambiente propício a prática de assédio moral.

Para piorar um quadro já ruim, muitas unidades, tanto entre as afetadas, como as que estão recebendo os trabalhadores/as, não possuem cipeiros, o que torna a situação ainda mais grave e aumenta os riscos de acidentes, adoecimentos e gera um ambiente de insegurança.

Mesmo frente a esta situação, a SE/RS não vem demonstrando sensibilidade para esta questão, no sentido de reorganizar e garantir eleições para CIPAA em todas as suas unidades.

Estas Comissões são, neste momento, de vital importância para a retomada dos serviços pós-tragédia climática. Abrir mão desta importante ferramenta de segurança é contribuir para jogar os trabalhadores e trabalhadoras a as própria sorte, agravando ainda mais um quadro de dificuldades, de insegurança e de adoecimento, inclusive mental, por tudo que eles têm passado na sua vida pessoal com as enchentes e, por descaso da empresa, como mostra a questão da ausência das Comissões em algumas Unidades, também no ambiente de trabalho.

O SINTECT-RS já enviou ofício à empresa cobrando documentos que comprovem a realização de eleições para a CIPAA no Complexo da Sertório, a realização do pleito onde não há Comissão e a situação pontual do CDD Vila Jardim, cujo processo eleitoral foi interrompido em função das enchentes. O Sindicato tomará todas as medidas necessárias para garantir que este fundamental instrumento de segurança seja garantido pela empresa.

Com segurança não se brinca. Nossa saúde e nossa vida valem muito!

Assessoria de Comunicação

10/07/2024 15:17:18

Nara Soter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *