07 de junho – Dia Nacional de Luta dos Catadores de Materiais Recicláveis

07 de junho – Dia Nacional de Luta dos Catadores de Materiais Recicláveis

No dia 07 de junho é celebrado o Dia Nacional de Luta dos Catadores de Materiais Recicláveis. A data remete ao 1º Congresso Nacional de Catadores e a 1ª Marcha Nacional da População de Rua, ocorridas em Brasília, em junho de 2001.

Ela celebra a resistência e a luta dessa categoria de trabalhadores/as que literalmente “cata” seu sustento nas ruas e nos lixões das cidades e, através de suas organizações locais e nacional, vem lutando e conquistando direitos.

O Brasil tem cerca de um milhão de catadores e catadoras de materiais recicláveis, em sua maioria mulheres. Dados recentes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revelam que a população em situação de rua no país, que tem na catação de material reciclável sua principal atividade econômica, supera 281 mil pessoas, uma atividade econômica, social e ambiental, desenvolvida pela parcela mais pobre e excluída da sociedade.

Apesar de nascer do limite da sobrevivência, tem um papel social e ambiental importantíssimos. O impacto ambiental se traduz em toneladas de materiais recicláveis retiradas diariamente das ruas e dos lixões.

Apesar dos números e da sua importância, os catadores e catadoras enfrentam muitos problemas. Muitos, apesar do árduo trabalho, vivem em condições sub-humanas, no anonimato das ruas e dos lixões, sem nenhum reconhecimento da sociedade nem remuneração do Estado, exploradas pelos atravessadores. Os catadores continuam fazendo o trabalho “sujo” e pesado e menos remunerado. Quem ganha mesmo são os atravessadores e, sobretudo, as grandes empresas de reciclagem e as empreiteiras que se apropriam de grande parte do orçamento público na coleta dos resíduos e põe em risco a fonte de renda e a sobrevivência de uma parcela da população que ao longo de décadas inventou e desenvolveu essa atividade e tirou daí o sustento de suas famílias.

Por isso, uma das grandes bandeiras de luta dos catadores hoje é sua inclusão na coleta seletiva, a não privatização do material reciclável e sua destinação para os catadores.

O Dia Nacional de Luta dos Catadores de Materiais Recicláveis é uma ocasião especial para celebrar as conquistas que a organização desses trabalhadores vem garantindo e para fortalecer a luta por direitos e inclusão.

Assessoria de Comunicação

C/Informações do Instituto Humanitas – https://encr.pw/a80Yp

07/06/2023 21:50:18

 

 

Nara Soter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *