NEGOCIAÇÕES DO ACT 2026/2027: TRABALHADORES QUEREM AVANÇOS E IMPLEMENTAÇÃO EFETIVA DOS DIREITOS JÁ CONQUISTADOS

NEGOCIAÇÕES DO ACT 2026/2027: TRABALHADORES QUEREM AVANÇOS E IMPLEMENTAÇÃO EFETIVA DOS DIREITOS JÁ CONQUISTADOS

A segunda rodada de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2026/2027 entre o Comando Nacional de Negociação dos trabalhadores e a direção dos Correios foi realizada no dia 21 de julho de 2026, com foco nas chamadas Cláusulas Sociais. O encontro, que faz parte do calendário oficial de negociações definido na reunião de abertura do dia 14 de julho, foi marcado por cobranças da representação dos trabalhadores e pela rejeição de propostas apresentadas pela empresa.

INSATISFAÇÃO COM A AÇÃO NO STF – A reunião teve início com uma cobrança contundente do Comando Nacional de Negociação à representação da empresa. Os trabalhadores exigiram a retirada da ação movida pelos Correios no Supremo Tribunal Federal (STF) que, em janeiro de 2026, suspendeu cláusulas consideradas fundamentais do Acordo Coletivo de Trabalho de 2025. A decisão liminar do ministro Alexandre de Moraes afetou benefícios como o vale extra (“vale peru”), o plano de saúde, o adicional de 200% para trabalho em dia de repouso e a gratificação de férias de 70%, gerando um clima de desconfiança e insatisfação que permeou as discussões sobre o novo acordo.

EFETIVIDADE DAS CLÁUSULAS SOCIAIS

A maior parte da reunião foi dedicada à discussão de cláusulas específicas da pauta social, onde a representação dos trabalhadores, incluindo a do SINTECT-RS, cobrou a implementação efetiva de direitos já conquistados.

  • Enfrentamento aos Assédios:A principal demanda do Comando de Negociação foi por maior efetividade na aplicação da cláusula existente. Os representantes exigiram que os sindicatos tenham acesso aos processos disciplinares e que seja incluída uma política de prevenção ao assédio nas unidades de trabalho.
  • Direitos das Pessoas com Deficiência (PCD):Os trabalhadores questionaram a falta de implementação prática da cláusula que garante direitos às pessoas com deficiência, que, segundo eles, existe no papel, mas não se reflete na realidade do dia a dia das unidades.
  • Licença Adoção:A empresa apresentou uma proposta de redução da faixa etária da criança abrangida pelo benefício, de 14 para 12 anos. A proposta foi prontamente rejeitada pelos representantes dos trabalhadores, que defenderam a manutenção da cláusula nos termos atuais.
  • Processos Administrativos Disciplinares:A representação da empresa propôs a exclusão da cláusula que institui um Grupo de Trabalho para revisão dos processos administrativos disciplinares. A representação dos trabalhadores manifestou discordância e ressaltou a importância dessa cláusula para a garantia do devido processo legal e da transparência.

Além desses pontos, também estiveram em pauta as cláusulas sobre Anistia, Aposentados(as), Promoção da Equidade Racial e Enfrentamento ao Racismo, e Direitos da População LGBTQIAPN+, embora os principais embates tenham se concentrado nos itens citados.

PRÓXIMOS PASSOS

As negociações seguirão com a agenda prevista. Os dias 28 e 29 de julho serão dedicados à discussão das Cláusulas das Mulheres, uma pauta que promete ser igualmente relevante para a categoria.

Assessoria de Comunicação

C/Informações do Representante do SINTECT-RS no Comando de Negociação

22/07/2026 12:13:29

Nara Soter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *