Mudança estatutária tem que ser feita com ampla participação da categoria

O SINTECT-RS, a partir de avaliação da direção colegiada e da Executiva, de uma demanda que tem vindo de forma cada vez mais forte da categoria e, também, para adequar a questões legais, está propondo aos trabalhadores, o início de uma ampla campanha de debates com vistas a mudanças no Estatuto do Sindicato.

Na última reunião colegiada, realizada dia 10 de novembro último, houve consenso da necessidade destas mudanças assim como do comprometimento dos diretores representantes de cada chapa que compõem a direção da entidade, em levar adiante e este debate. O objetivo é discutir amplamente com a categoria as alterações necessárias no Estatuto, coletando o maior número possível de opiniões e sugestões.

O Estatuto vigente teve suas últimas alterações feitas em 2013 e de lá até agora, houve muitas mudanças na legislação o que exige uma adequação do texto à nova realidade. A mudança visa garantir um sindicato cada vez mais forte, representativo e de luta, que atenda de forma cada vez mais rápida as necessidades, expectativas e demandas da categoria.

Calendário

Para ampliar e possibilitar que o debate seja feito pela base de forma democrática, o Sindicato pensou um calendário de atividades, com prazos para cada etapa necessária a esta alteração, que terá sua conclusão em uma ampla assembleia da categoria. É fundamental que todos os trabalhadores se engajem neste processo, para que as alterações que venham a ser feitas reflitam a vontade e a participação de toda a categoria. Por isso, agende-se e participe dos debates.

10/11/2017 – Lançamento da campanha de mudança estatutária (vide Mensageiro Expresso).

24/11/2017 – Prazo máximo para entrega de elaboração de texto abordando o tema sobre concepção de sindicato. O texto será publicado pelo Sindicato (em papel e nas redes sociais) com direito ao contraditório (1. 236 caracteres – fonte Times New Roman – tamanho 12).

11/12/2017- Prazo máximo para entrega de elaboração de texto abordando o tema da proporcionalidade. Que será publicado pelo Sindicato (em papel e nas redes sociais) com direito ao contraditório (1. 236 caracteres – fonte Times New Roman – tamanho 12).

11/12/2017 a 12/01/2018 – Prazo para elaboração e protocolo de propostas de mudanças estatutárias. Devem vir em forma de cláusulas de acordo com o atual estatuto. Serem protocoladas em papel dentro do prazo e virem, também, salvas em word.

20/01/2018 – Reunião dos 40 diretores.

24/02/2018 – Assembleia estadual de mudança estatutária.

Seminários para debater as propostas apresentadas:

– um em Porto Alegre e região;

– seis nas subsedes.

Informe-se, debata, organize-se para ter um Sindicato mais forte, atuante e representativo.

Veja aqui o Estatuto

Veja aqui Mensageiro Expresso sobre o tema