CONSIN aprova calendário de lutas dos trabalhadores do Correios

O SINTECT-RS participou, dias 9 e 10 de junho, de forma presencial, em Brasília, do 27º Conselho Sindical Nacional (CONSIN) organizado pela Fentect. O encontro reuniu representações de todos os sindicatos do país ligados à Federação.

Durante o encontro foram debatidos diversos temas de interesse da categoria, entre eles a campanha reivindicatória de 2022, com debate da pré-proposta e deliberação sobre um calendário de lutas e mobilizações a serem iniciadas imediatamente.

Algumas atividades, especialmente as que dizem respeito às privatizações, reunirá categorias que têm data-base no segundo semestre (além dos ecetistas, também os bancários, eletricitários e petroleiros) e cujas empresas estão sob ameaça de serem privatizadas, acontecerão já nesta semana, dias 13 e 14 de junho, com o “Ocupa Brasília”, com ato na capital e nos estados. Inclusive, dirigentes de entidades que representam estas categorias participaram do encontro, falando sobre suas lutas e movimentos de resistência.

Pauta Nacional de Reivindicações

Os debates sobre a pauta nacional de reivindicações foram embasados por estudo do DIEESE (VEJA AQUI), que fez uma apresentação do cenário econômico. A pauta aprovada no encontro será, agora, encaminhada para referendo da categoria em assembleias nos estados.

Principais cláusulas econômicas:

Entre as cláusulas econômicas ficou definido:

– Reposição das perdas salariais com base ao INPC;

– Aumento real linear de R$ 300;

– Vale-alimentação de R$ 50;

– Vale cesta de R$ 600;

– Volta do Vale Cultura;

– Volta dos 70%.

Calendário de Lutas:

13 e 14/06 – Participação no Dia Nacional de Lutas com o “Ocupa Brasília” e realização de Atos nos estados

21/06 – Atos contra o fechamento dos ambulatórios médicos

21 a 24/06 – Assembleias para referendo da Pauta Nacional de Reivindicações

07/07 – Assembleias de avaliação da Campanha Salarial

21/07 – Assembleias de avaliação da Campanha Salarial e aprovação do ESTADO DE GREVE

28/07 – Indicativo de DIA DE GREVE DE ADVERTÊNCIA

09/08 – Assembleias de avaliação da Campanha Salarial

31/08 – Assembleias com indicativo de GREVE NACIONAL POR TEMPO INDEPERMINADO.

Resoluções:

– Construir um calendário unitário com petroleiros, eletricitários, trabalhadores da tecnologia

da informação e demais categorias estatais para lutar nesta campanha salarial e contra as

privatizações;

– Construir uma agenda de debates com os sindicatos do Rio de Janeiro, São Paulo, Bauru,

Maranhão e Tocantins no sentido de construir a luta unificada dentro da nossa categoria na

campanha salarial.

Moções:

– De solidariedade a Glauber Braga que está sendo perseguido pelo partido do

– Contra a censura das redes sociais do PCO feita pelo STF;

– Apoio aos Petroleiros de MG que estão em luta contra a venda da REGAP/MG;

– Apoio aos Profissionais da educação do Estado de MG, que estão em Luta pela

implantação do piso salarial da categoria contra o governo de Romeu Zema;

– De Repúdio ao Biden que se negou a receber na cúpula das américas a representação de

CUBA, VENEZUELA e NICARÁGUA.

12/06/2022 21:47:19