Catadores/as, trabalhadores fundamentais ao planeta

Catadores/as, trabalhadores fundamentais ao planeta

No dia 01 de março é celebrado o Dia Internacional das Catadoras e Catadores, trabalhadores fundamentais para a preservação do planeta. A data é em memória às vítimas do massacre de Ottawa, ocorrido na Universidade Livre de Ottawa, na Colômbia, em 1992, quando 11 catadores foram assassinados no trabalho, com o objetivo de tráfico de órgãos.

Os catadores de lixo haviam sido enganados por funcionários de uma universidade para entrar no prédio com a intenção de reciclagem. Uma vez dentro, eles foram espancados e filmado com a finalidade de vender seus corpos para pesquisa e tráfico de órgãos. Um sobrevivente que fingiu estar morto viveu para contar à polícia sobre o que tinha acontecido.

Assim, em memória a esse massacre e em resposta às inadequadas condições de trabalho, que ainda persistem, além do preconceito e discriminação da categoria profissional vivencia na sociedade, foi consagrada a data no Primeiro Encontro Internacional de Catadores, que reuniu 34 países na Colômbia, em 2008.
Atualmente, mais de 15 milhões de pessoas em todo o mundo (cerca de 1% da humanidade) trabalham com a coleta, triagem e reciclagem de resíduos gerados pelas cidades e continuam lutando por reconhecimento do seu trabalho.

Mas estes números são estimados, porque dada a natureza informal do trabalho, não é possível ter dados exatos sobre o número de mulheres e homens que trabalham como catadores. No entanto, existem cooperativas e associações que buscam trazer mais visibilidade à profissão recolher lixo e a data tem como objetivo promover o reconhecimento da profissão de resíduos e escolher o direito de continuar nesta linha de trabalho, bem como o direito às políticas públicas para melhorar os seus meios de subsistência.

Neste dia, são organizados, no mundo, eventos como marchas, manifestações em embaixadas, conferências de imprensa, organizada pelo movimento dos catadores de resíduos nacionais na América Latina e no Caribe.

É preciso o esforço de todos – governos e sociedade – para reconhecer a importância e a contribuição destes trabalhadores para o meio ambiente e as economias locais, gerando empregos, combatendo a pobreza extrema e o desemprego.

Cada um e cada uma tem uma tarefa importante neste contexto, começando pelo respeito a estes trabalhadores fundamentais, pelo apoio às suas lutas, que são as mesmas de todas as demais categorias, por respeito, condições dignas de trabalho e direitos.

Os trabalhadores estão todos juntos na caminhada contra o preconceito, a exclusão social, a exploração econômica.

Todo apoio e os parabéns dos trabalhadores de Correios aos catadores e catadoras pelo seu dia. Que seus mártires e sua luta não sejam esquecidos.

Assessoria de Comunicação

01/03/2023 22:17:56

Nara Soter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *