CAMPANHA SALARIAL 2024: Reunião do dia 17 debateu condições de trabalho

A terceira reunião da Comissão Nacional de Mobilização e Negociação (CNMN) com a empresa, que tratou das condições de trabalho, na avaliação dos dirigentes do SINTECT-RS que participam da Comissão, trouxe à luz muitos problemas que vêm sendo enfrentado na negociação. Pela parte da manhã, a Comissão deu andamento ao fechamento das atas, com muitos apontamentos por parte dos trabalhadores que compõem a mesa. Já na parte da tarde teve início de fato o debate sobre o tema da mesa.
Durante a reunião, foram muitos os relatos dos componentes da mesa sobre as péssimas condições da grande maioria das unidades operacionais do País e, também, das unidades administrativas. Situações agravadas pela falta de pessoal e problemas estruturais semelhantes aos que têm sido denunciados pelo Sindicado no RS.
Importante lembrar que os graves problemas denunciados existiam bem antes da tragédia climática do RS, que piorou consideravelmente o que já estava ruim.
Um componente do GT Entrega Domiciliaria, que compõe o CNMN, trouxe para a mesa as questões do DDA e apresentou um relatório, quando ficou evidente que, pela parte dos trabalhadores que a medida deveria acabar. Segundo o representa do Sindicato na CNMN, o documento será resumido e disponibilizado para a categoria.
O debate sobre o tema iniciou com o que está no atual Acordo Coletivo, na cláusula 43, e não avançou muito já que ela debate as condições de entrega, ou seja, dos DDA e SDs. A empresa informou que existe um trabalho da empresa em conjunto com a Unicamp, que está montando uma nova configuração para os SDs.
Nesta questão, as representações dos trabalhadores na Comissão exigiram que os trabalhos tivessem a participação das entidades sindicais e das federações no grupo de pesquisa, além de as entidades poderem fazer uma avaliação de como está andando esta negociação.
Mais uma vez os debates evidenciaram que os trabalhadores e trabalhadoras devem manter uma forte unidade e mobilização e defender suas pautas, como a do concurso público e melhorias nas condições das unidades, para que a categoria tenha condições dignas de trabalho e possa oferecer um serviço de qualidade à população.
A luta é dia a dia.

Confira AQUI a fala de um dos representantes do SINTECT-RS na CNMN