Campanha Salarial 2024/2025

Campanha Salarial 2024/2025

Em meio à maior crise do estado do RS os trabalhadores dos CORREIOS atingidos pela inundação conseguiram acessar a cláusula 61 do ACT 2023/2024, com relativa simplificação e ampliação, o que vem garantindo um primeiro auxílio a esses colegas. Nem de longe essa cláusula resolve a situação desses trabalhadores, mas é uma ajuda emergencial importante, que precisa ser fortalecida tendo em vista a crise climática cada vez mais presente na realidade do país.

Por isso, sem falsas pretensões, é bastante importante destacar para toda categoria que o primeiro aporte aos trabalhadores, que veio antes dos anúncios dos governos estadual e federal, é fruto da mobilização da categoria e das lutas sindicais.

CONREP e ENCONTRO de MULHERES

Na segunda-feira, dia 20 de maio, teve início o encontro Nacional de Mulheres da Categoria e na quarta-feira, dia 22 de maio, será o Encontro Nacional da categoria de Correios, quando será discutida a pauta de reinvindicações que será entregue à direção da ECT e, também, a definição de um calendário de lutas.

Devido ao isolamento do estado, com cancelamentos dos voos e rodovias com acesso limitados, essa será o a primeira vez, que temos conhecimento, que a delegação do SINTECT-RS não estará no encontro Nacional da categoria de forma presencial. Além das dificuldades de locomoção impostas, temos delegadas e delegados desabrigados e a própria Sede do nosso sindicato em situação bastante precária, na qual a água internamente pode ter batido a casa dos dois metros.

Nesse sentido, além das dificuldades de deslocamentos, entendemos que nossa presença no estado se faz importante, tanto para nossas famílias, como para a categoria. Mas, amparados no histórico e na tradição do SINTECT-RS reforçamos que participaremos ativamente da nossa campanha Salarial mesmo em meio essa crise. É um começo diferente do que conhecemos, porém igualmente potente.

Precisamos em meio a luta para reconstrução do nosso estado, lutar pela manutenção e ampliação do nosso Acordo coletivo! Temos que resgatar os 70% das nossas férias e o vale cultura, desvincular a mensalidade do plano de saúde do nosso salário bruto, garantir um Plano de Carreira real e um reajuste digno para todos os trabalhadores de Correios.

Sem deixar de lado a luta por concurso público já, para que essa empresa se mantenha pública e de qualidade. Para que em momentos essenciais como esse e a recente crise de saúde, a solidariedade e a cidadania possam ser entregues a quem precisa!

Assessoria de Comunicação

20/05/2024 17:53:22

Nara Soter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *