Campanha de solidariedade aos colegas ecetistas do RS

Em 09 de maio o SINTECT-RS lançou uma campanha de arrecadação através do PIX 92.516.640/0001-77, com o objetivo de distribuir uma cota para cada um dos trabalhadores do Correios que tiveram sua moradia invadida pela água, seja direto ou terceirizado. Hoje, passados praticamente um mês, reiteramos nosso pedido de mobilização à categoria, em nível nacional, pois a calamidade a cada dia nos surpreende mais.

Dos 497 municípios do RS, 476 foram atingidos. A última atualização da empresa, do cadastro dos atingidos, conta com 358 trabalhadores diretos e 26 trabalhadores terceirizados. Número que ainda pode subir, especialmente, de colegas da região sul de Pelotas e Rio Grande.

Assim, reforçamos os apelos e pontuamos que qualquer valor é muito bem-vindo. Se cada um compartilhar o que tem podemos ajudar efetivamente, pelo menos, 384 famílias e se reerguer. Ainda “É TEMPO DE ENTREGAR SOLIDARIEDADE”.

APONTANDO RESPONSÁVEIS

Junto com a solidariedade aos colegas, trabalho de reconstrução do Sindicato, mutirões de limpezas, os diretores e diretoras do SINTECT-RS estão também na luta para que as irresponsabilidades dos gestores públicos sejam apontadas.

Porto Alegre e região metropolitana foram fortemente impactadas pelo sucateamento dos serviços públicos e estruturas de prevenção. Em nível regional, mesmo diante de alertas de servidores e os resultados dramáticos de enchentes pontuais em 2023, não foram suficientes para os governantes mudarem suas prioridades.

Isso tudo causa indignação e ressalta as responsabilidades enquanto organização da classe trabalhadora, mostrando a urgência de uma união maior e mais consolidada para enfrentar o futuro!

PRÓXIMOS PASSOS

Depois de mais de um mês do começo das enchentes, muitos ainda não conseguiram voltar para suas casas, a água continua alta em diversas localidades, outros sequer tem para onde voltar. Os “afortunados” estão na árdua tarefa de limpeza e reconstrução.

Há colegas em todas as situações, por isso, a solidariedade continua sendo importantíssima. Os valores arrecadados através do PIX, disponibilizado pelo Sindicato, serão divididos de forma igual para todos os trabalhadores atingidos. Nesse sentido o trabalho conjunto com a SE/RS foi acordado, no qual a empresa está cuidando do banco de dados dos trabalhadores atingidos e irá publicizar a campanha do Sindicato a fim de contribuir para a visibilidade nacional.

SÁBADO, DIA 08, TEM SUPER LIVE SOLIDÁRIA

Fortalecendo nossa campanha solidária, vamos debater sobre a tragédia no RS e a situação da categoria no Estado no sábado (dia 08 de junho), às 16 horas, em uma Super Live com a Fentect e sindicatos de trabalhadores no Correios de todo o país.

É importante que todos e todas se conectem e fortaleçam a luta, para fazer frente a esta calamidade climática que atingiu mais de 10% de trabalhadores/as do Correios no Estado.

PIX

Nossa chave é o CNPJ do SINTECT-RS:  92.516.640/0001-77

ATENÇÃO: Para evitar golpes, antes de confirmar qualquer doação, confira os dados.

COLEGAS DE OUTROS ESTADOS

Reiteramos os apelos principalmente para os colegas de outros estados, pois no RS, quem não foi atingido diretamente muito provavelmente foi indiretamente, mas que cada uma possa avaliar e compartilhar conforme sua realidade.

Os problemas são muitos, a reconstrução, a retomada da vida será difícil e exigirá muitos recursos. Para quem perdeu tudo, ou quase tudo, qualquer ajuda é importante, inclusive a solidariedade através da presença, da disponibilidade para uma conversa, que pode fazer a diferença em um dia difícil. Temos certeza, que nesse momento crucial, cada um pode de alguma forma exercer a essência da solidariedade entre a classe trabalhadora!

Confira AQUI o vídeo do Secretário-Geral do SINTECT-RS.

05/06/2024 16:54:23