Atos dos trabalhadores do Correios cobram concurso público já

Atos realizados nas bases do SINTECT-RS na manhã desta segunda-feira (14), cobrou concurso púbico já para reposição de efetivos de todos os cargos e mobilizou para a campanha salarial.

Em Porto Alegre, com faixas, cartazes e palavras de ordem, os trabalhadores, realizaram um trancaço em frente ao prédio da empresa na Sertório. A categoria, que está em campanha salarial, quer o compromisso do presidente da estatal, Fabiano Silva, com a realização de concurso público urgente para todos os cargos. A defasagem de pessoal é muito grande na empresa, o que tem levado os trabalhadores a uma brutal e desumana sobrecarga de trabalho e prejudicado a população. Desde 2011 o Correios não realiza concurso público e, até agora, o governo já anunciou concurso para diversas estatais, como Petrobrás, mas não incluiu a ECT nesta lista. Os números apontados pelos trabalhadores são de cerca de 30 mil pessoas faltando em todas as unidades do país.

Em relação a campanha salarial, cuja pauta já foi entregue para a empresa, os trabalhadores querem o resgate das 50 cláusulas roubadas da categoria em 2020, muitas delas com caráter social e sem impactos financeiros, mas de fundamental importância para a categoria. Além disso, buscam, também, reposição das perdas e aumento real, entre outras questões.

O outro ponto destacado pelo Sindicato durante o ato foi a situação dos terceirizados, que estão com salários atrasados. Eles cobraram da ECT medidas que obriguem as empresas contratadas a cumprirem as obrigações trabalhistas e reafirmaram seu apoio a estes trabalhadores.

As mobilizações da campanha salarial continuam até que a categoria tenha atendidas as suas reivindicações. Mostrar disposição para o diálogo é importante, mas é preciso efetivamente avançar nas demandas dos trabalhadores e trabalhadoras.

Confira o vídeo com a fala do Secretário-Geral do SINTECT-RS durante o ato.

14/08/2023 13:30:25