ASSEMBLEIA REJEITA, POR UNANIMIDADE, PROPOSTA REBAIXADA DA EMPRESA

A assembleia realizada na noite desta terça-feira, 30, de forma presencial em Porto Alegre e transmitida pelo Facebook do Sindicato para as subsedes, rejeitou, por unanimidade, a proposta de 6,05% de reajuste salarial a partir de janeiro de 2025 e de 4,11% para os benefícios a partir de agosto.

A decisão está em consonância com a orientação do Comando Nacional de Mobilização e Negociação que, em reunião extraordinária chamada pela empresa para poucas horas antes das assembleias, indicou a rejeição da proposta, considerada uma provocação aos trabalhadores/as.

No início da assembleia, os dirigentes fizeram um relato da negociação e lembraram que a empresa teve 12 reuniões para debater a proposta dos trabalhadores, mas preferiu não tomar conhecimento dos anseios da categoria e oferecer mais do mesmo, um insulto aos debates e deliberações aprovadas pelos ecetistas.

Lembraram que, num dos importantes pontos para a categoria que foi tão massacrada nos últimos governos e que está entre as que têm os salários mais baixos entre as estatais, apresenta uma proposta financeira que não dialoga com a realidade dos trabalhadores, da economia do país e está longe de repor sequer as perdas inflacionárias sentidas no bolso da classe trabalhadora, que é sempre muito maior do que oficial. Os trabalhadores das subsedes de diversas regiões participaram e também puderam fazer perguntas e comentários pelo chat do Facebook.

EMPRESA EMPURRA OS TRABALHADORES/AS PARA A GREVE

Diversas falas referiram a importância de uma participação maciça dos trabalhadores/as nas manifestações, reuniões setoriais e assembleias, e lembraram que todas as conquistas que a categoria teve até aqui foram sempre resultado de muita luta e das grandes greves realizada pelos e pelas ecetistas, inclusive a não privatização do Correios só não ocorreu pela resistência dos trabalhadores/as.

Não só a votação por unanimidade, mas também nas manifestação da mesa e dos participantes da assembleia sobre a postura e as propostas da empresa, ficou clara a avaliação de que o Correios sequer leu a pauta da categoria, apesar da mesma ter sido protocolada com tempo suficiente para uma análise detalhada por parte da representação da empresa na mesa. Foram mais de 30 dias de negociação, onde diversas vezes os trabalhadores alertaram o Correios de que o caminho que a empresa estava tomando, estava empurrando a categoria para a greve.

Portanto, a postura e as propostas da empresa não se justificam sob nenhum ponto de vista. Além disso, no seu conjunto, o Acordo Coletivo proposto pela empresa não contempla as principais reivindicações da categoria, como Plano de Saúde, Concurso Público, 70% de férias, o reajuste das portarias dos motorizados, não trouxeram as devolutivas do debate da saúde dos trabalhadores/a entre tantos outros pontos colocados na mesa de negociação pelo CNMN.

DELIBERAÇÕES

Frente a isso, a assembleia deliberou por:

• Rejeitar a proposta da empresa;
  • Reafirmar o estado de greve;
  • Intensificar as mobilizações;
  • Participar das atividades de mobilização no dia 2 de agosto; e,
  • No dia 7 de agosto, É GREVE!

Participe da luta que é de toda a categoria. Converse com seus colegas, discuta a proposta, repasse os debates da assembleia e, no dia 7, vamos fazer uma assembleia lotada e representativa da força da categoria ecetista no RS. Lembre-se que juntos somos sempre mais fortes e saímos vitoriosos.

30/07/2024 21:29:51