Trabalhadores do Correios no RS reafirmam greve e realizam nova assembleia dia 19
Na assembleia realizada na quinta-feira (15), na sede do Sindicato em Porto Alegre e transmitida ao vivo pelo Facebook, os trabalhadores e trabalhadoras do Correios decidiram manter a greve pelo menos até a segunda-feira, dia 19. Neste dia será feita uma nova assembleia de avaliação do movimento.
Durante a assembleia, depois de apresentada a proposta da empresa na tarde do mesmo dia 15, os trabalhadores se manifestaram criticando, mais uma vez, a postura do Correios e o fato de a proposta não ter de fato avanços significativos, ser bastante vaga em itens importantes como os 70% das férias e plano de saúde e manter o reajuste para janeiro de 2025, desrespeitando a data-base da categoria.
Em suas falas, os dirigentes sindicais e os trabalhadores lembraram que os pequenos avanços se deram especialmente em função da greve de alguns sindicatos, como RS, RJ e SP, porque senão a proposta teria ficado como estava.
A categoria também criticou o fato de ter sido apresentada na reunião da quinta-feira apenas parte da proposta e não o texto final, de forma que ela pudesse ser avaliada na íntegra. De acordo com os dirigentes, a empresa não é clara em algumas cláusulas, inclusive a do reajuste, e lembraram que, em 2023, em função desta atitude, o ACT teve que ter cerca de cinco aditivos. Além disso, alertaram, o texto não fala em concurso público, mas o Correios vem aumentando indiscriminadamente as terceirizações. Neste sentido, a orientação do Sindicato foi pela manutenção da greve e avaliação do movimento em nova assembleia, considerando, também o cenário nacional, já que muitos sindicatos também realizam assembleia dia 19.
Ao final foi deliberado um ato na sexta-feira, às 11h e à tarde, encontro no Sindicato para avaliar o dia e organizar as atividades e a assembleia da segunda-feira, dia 19.
Fortaleça o movimento. Só quem luta garante conquistas.
Junte-se ao Sindicato. Sindicalize-se!
Assessoria de Comunicação
16/08/2024 11:45:26