SINTECT-RS denuncia assédio coletivo e descumprimento de TAC em audiência no MPT

SINTECT-RS denuncia assédio coletivo e descumprimento de TAC em audiência no MPT

SINTECT RS esteve na terça-feira (02/12) no MPT, a audiência é um desdobramento da denúncia do sindicato de descumprimento do TAC de 2024 do MPT da Bahia, com repercussão nacional.

Denunciamos que o final do TeleTrabalho configura assédio coletivo, empurrando os trabalhadores para aderir ao PDV ou a redução da carga horária com redução de salário. Sendo os próprios, e sucessivos, PDV ‘s em conjunto com a não contratação de nenhum dos aprovados dos concursos, ferramentas de assédio da categoria.

O sindicato denunciou também diversos casos de assédio moral, como o do CDD Hortênsias, que também já se encontra no MPT, assim como a atitude da ECT em relação ao sábado do dia 29/11/25 onde a direção da empresa trocou o horário dos trabalhadores de forma unilateral.

Por fim, o sindicato levou um problema que assola os trabalhadores principalmente da região de Porto Alegre e região metropolitana, que são os empréstimos de trabalhadores entre unidades, e de como essa prática da empresa tem desgastado os trabalhadores, e em muitas unidades são usadas como forma de assédio.

Como encaminhamentos o MPT solicitou ao sindicato o envio de documentos e em breve irá iniciar uma série de oitivas para ouvir os relatos dos trabalhadores sobre os temas.

As práticas de assédio tem sido modus operandi da gestão de correios e exemplifica muito bem a atual gestão da SE/RS. Como muito bem colocado pela nossa advogada, “O TAC realizado na Bahia é muito precioso para todos os trabalhadores dos Correios nacionalmente, o que foi firmado não pode ser relativizado nesse momento devido à crise econômica apontada pela empresa, pois os temas que aqui são combatidos vão muito além da questão econômica, como por exemplo, o adoecimento dos trabalhadores”.

Assessoria de Comunicação

C/Informações da Assessoria Jurídica

02/12/2025 20:28:24

Nara Soter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *