Retorno da Cinesioterapia atesta que lutar vale à pena

O retorno dos serviços de Cinesioterapia na Sertório é mais uma prova de que a vitória é muito mais certa quando lutamos juntos, trabalhadores e Sindicato. O SINTECT-RS junto com os trabalhadores com Complexo iniciaram, em 2020, uma dura luta, inclusive na área jurídica, pelo retorno do serviço, depois que a gestão fascista do Correios decidiu, de forma unilateral, acabar com este atendimento no Complexo da Sertório e de forma cruel, em maio a pandemia de Covid-19.

A medida revoltou e indignou os trabalhadores que se beneficiavam muito com o serviço, especialmente frente ao frenquentes e graves problemas de saúde (especialmente LER/DORT) em decorrência de suas funções.

O primeiro passo foi garantir a volta da Cinesioterapia no local e, uma vez garantido este passo, começou uma outra luta para a reimplantação efetiva do serviço. Em maio de 2022 foi feito o pregão que escolheu a empresa especializada em Programa de Cinesioterapia Laboral (PCL) e o processo, acompanhado de perto pelo Sindicato, demorou ainda um tempo para ser cumprido. Em 6 de junho do mesmo ano foi declarada a empresa vencedora, a Med Mais Soluções em Serviços Especiais.

O serviço contempla mão de obra especializada de medicina, técnico/auxiliar de enfermagem, fisioterapeuta e educador físico, com locação e manutenção de equipamentos de educação física, fisioterapia e mobiliários para o Centro de Operações dos Correios em Porto Alegre, pelo período de 12 meses.

Agora, finalmente, depois de um longo tempo e uma árdua luta, os trabalhadores e trabalhadoras do Complexo terão de volta o atendimento nesta área, o que contribuirá muito para a preservação da saúde física de todos.

ENTENDA O CASO

A pendenga do serviço de cinesioterapia na unidade da Sertório começou em maio de 2020, quando a Superintendência e a GERTT acabaram com o serviço, que vinha sendo usufruído pelos trabalhadores desde 2016. À época, alegaram que o serviço estaria impedido pela pandemia, o que não era verdade, já que o local era usado de forma escalonada e com condições de determinar o uso da sala.

Mais uma vez, a empresa aproveitou a pandemia para acabar com um serviço que beneficiava os trabalhadores. Ou seja, se tratava de mais uma das decisões unilaterais da empresa e do Postal Saúde, onde é sempre o trabalhador que paga a conta.

À época o Sindicato tomou diversas medidas, como ofícios e reuniões com a empresa, denúncias nos meios de comunicação da entidade e inclusive entrou com ação coletiva junto à Justiça do Trabalho.

Em decisão de junho de 2021, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-4), determinou que a empresa mantivesse o funcionamento do setor de Cinesioterapia, sob pena de multa diária de mil reais por descumprimento da decisão. Em junho de 2022 foi realizado o pregão, e agora o serviço já retornou para atendimento aos trabalhadores e trabalhadoras do Complexo da Sertório.

Vale lembrar que o processo judicial ainda não finalizou. Como a empresa não respeitou os prazos legais para cumprimento da liminar obtida, o Sindicato está brigando e exigindo que a ECT pague as multas que o juiz estabeleceu caso houvesse descumprimento, o que ocorreu nesse caso.

Para o SINTECT-RS, este é mais um exemplo de que, lutando juntos, trabalhadores e sindicatos, é possível garantir os direitos dos trabalhadores.

31/01/2023 21:26:24