NEGOCIAÇÃO SALARIAL 2024: REUNIÃO TRATA DAS CLÁUSULAS DOS BENEFÍCIOS E RS SERVE DE EXEMPLO

A reunião desta quinta-feira (25) da Comissão Nacional de Mobilização e Negociação (CNMN) com a empresa teve na pauta as cláusulas que tratam dos benefícios. O encontro ocorreu sem qualquer novidade, só a confirmação de que a empresa quer a reedição do ACT passado, portanto, não havendo avanços.

As representações dos trabalhadores fizeram algumas ponderações para constar em Ata, inclusive sobre a Cláusula 61, da calamidade, que foi fundamental para os trabalhadores do Rio Grande do Sul, atingidos pelas enchentes de maio. Os trabalhadores elencaram que a operacionalização dessa cláusula foi insuficiente, já que o resultado foi os descontos do imposto de renda e INSS sobre o recebido, tratando o auxílio como verba remuneratória. Esta é fundamentalmente uma das razões pelas quais algumas cláusulas precisam de ajustes, para que não deixe brecha para interpretações equivocadas. Os trabalhadores, também, questionaram e provocaram quanto a necessidade de uma nova redação, de forma que esta cláusula sirva de fato para a sua finalidade, que o salário-base seja apenas a referência para o pagamento do auxílio.

Os representantes do SINTECT-RS, que viveram na pele e acompanharam de perto o resultado da operacionalização desta cláusula, indicaram um destaque, para que este constasse em Ata, o pedido de um adendo a esta cláusula, no sentido de que houvesse um “alerta vermelho”, para que quando os órgãos competentes do Estado anunciassem algum tipo de sinistro, os trabalhadores pudessem ser liberados, sem ônus remuneratório e administrativo, daquele dia de trabalho, caso a previsão quanto a risco de chuva forte ou algum evento climático mais agressivo fosse acontecer, como no caso de maio no RS que evidenciou o total despreparo da empresa de lidar com situações de calamidade.

A reunião desta quinta foi encerrada com o compromisso desta agenda ser retomada e concluída no dia 31 de julho. No dia 1º de agosto a negociação tratará das cláusulas econômicas.

Segundo os dirigentes do SINTECT-RS, é importante os trabalhadores e trabalhadoras permanecerem em alerta, participando dos fóruns de discussão e já lembrando que no próximo dia 30, terça-feira, será realizada assembleia para avaliação da proposta até o momento e para definição de novos encaminhamentos.

Confira AQUI o vídeo do representante do SINTECT-RS na CNMN.

TODOS À LUTA!

25/07/2024 15:20:07