Correios promove desconto absurdo e ilegal dos trabalhadores num momento de calamidade

O SINTECT-RS recebeu, dia 28 de maio, inúmeras denúncias de descontos nos contracheques de trabalhadores e trabalhadoras que foram atingidos pelas enchentes e receberam valores com suporte na cláusula 61 do ACT 2023/2024. Os trabalhadores/as foram penalizados com altos descontos de Imposto de Renda e de INSS, o que acabou completamente com a natureza indenizatória dos valores. Em alguns casos, os descontos chegaram a reduzir em até 70% o valor  recebido.

Questionada, a empresa tentou justificar o injustificável. Disse que a cláusula 61 possui natureza salarial e, portanto, os descontos são legítimos. Nada mais equivocado e até indecente. Se o objetivo é ajudar financeiramente os trabalhadores atingidos por calamidades, o que a empresa está fazendo é dar com uma mão e retirar com a outra.

Portanto, o Sindicato já enviou ofício à empresa para que promova a devolução imediata dos valores descontados e que respeite a cláusula 61 e os trabalhadores, caracterizando os valores pelo que realmente são: uma ajuda financeira num momento de calamidade pelo qual passam os trabalhadores/as. Qualquer coisa diferente disso não passa de demagogia barata que não vamos permitir e nem aceitar.

Correios, respeite os trabalhadores/as! A hora é de solidariedade e acolhimento!

Confira AQUI o inteiro teor do Ofício enviado à empresa.

29/05/2024 23:11:39