Comando dos trabalhadores do Correios atua em Brasília para enfrentar crise e defender a estatal

Comando dos trabalhadores do Correios atua em Brasília para enfrentar crise e defender a estatal
Nos últimos dois dias, 12 e 13 de agosto, representantes da FENTECT estiveram em Brasília para tratar da preocupante situação financeira dos Correios e definir estratégias de mobilização política e sindical diante do cenário de risco iminente para a estatal.
No dia 12/08, na sede da Federação, ocorreu reunião com as assessorias contratadas pela FENTECT (a Veredas) e o DIAP. Durante a apresentação, a Veredas foi categórica: o quadro é “complicadíssimo”.
Após a exposição, os representantes sindicais debateram como o Comando de Negociação deve atuar nesse período, já que as reuniões com a direção da empresa estão suspensas por duas semanas. A decisão foi somar esforços ao Comitê Nacional em Defesa dos Correios, fortalecendo a luta política e a busca por apoio no Congresso Nacional.
No dia 13/08, o Comitê realizou uma série de agendas na Câmara dos Deputados para expor a situação da estatal e buscar alternativas que evitem a asfixia financeira e garantam a manutenção dos direitos dos trabalhadores. Foram realizadas reuniões com os deputados: Jorge Solla (PT/BA) – às 9h; Rubens Otoni (PT/GO) – às 11h; Daniel Almeida (PCdoB/BA) – reunião às 14h, esta com o assessor do parlamentar; além do Secretário de Assuntos Federativos, Júlio Pinheiro – às 16h.
A FENTECT e o Comitê reafirmam que não se trata apenas de um problema administrativo, mas de uma ameaça concreta ao caráter público e social do Correios, que cumpre papel essencial na integração nacional e no atendimento à população em todas as regiões do país.
A luta agora se intensifica nas ruas, no Congresso e junto à sociedade para impedir que a crise seja usada como pretexto para o desmonte da empresa e a retirada de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.
Assessoria de Comunicação
13/08/2025 21:13:34