CAMPANHA SALARIAL 2024: Condições de trabalho e avanços na pauta das mulheres

Na reunião do Comando Nacional de Negociação e Mobilização (CNMN) com a empresa no dia 18 de julho, foram tratadas das cláusulas 43 a 49, sobre condições de trabalho. A empresa manteve a lógica que vem adotando desde o início da negociação, que tem sido ou de manter o texto como no atual Acordo, ou apresenta sua proposta, os trabalhadores fazem suas ponderações e ela informa que levará para as diretorias responsáveis avaliarem.

Durante a reunião um fato evidenciou bem como estão as condições de trabalho da categoria. Uma diretora do Sintect da Bahia pediu um minuto de silêncio por um colega que havia cometido suicídio, com quadro de depressão, agravado pelas más condições de trabalho e o brutal assédio que vinha sofrendo das gestões. Uma realidade que, infelizmente, se apresenta para muitos trabalhadores, e que sinaliza a urgência de um debate sério sobre o assédio, com punição efetiva para os assediadores.

PAUTA DAS MULHERES

No final da reunião os representantes da empresa deram uma devolutiva das pautas das mulheres, que teve importantes avanços. Um deles é que a licença para a amamentação, passará de um período de duas horas (uma hora na entrada e uma na saída), para três horas corridas. Outro grande avanço é a conquista da licença-menstruação. As mulheres que trabalham, principalmente na entrega, sabem como é a vida num dia de chuva, de enfrentamento na entrega, estando no período menstrual. Então são dois dias que vão ser concedidos às trabalhadoras.

Lembrando, que todas estas questões, em todos os temas, são propostas que estão sendo debatidas na mesa de negociação e que passarão pela decisão soberana da categoria em assembleia.

Todos à luta!

A hora de lutar é agora!

Confira AQUI o vídeo com a fala do representante do SINTECT-RS na CNMN.

19/07/2024 17:41:44