Assembleias escolhem representantes do RS ao Congresso Nacional e Encontro Nacional de Mulheres

Na semana passada (18/04), foram realizadas assembleias em Porto Alegre e em todas as subsedes, dando a largada para a Campanha Salarial de 2023/2024 da categoria. Nestas assembleias, além de uma análise da conjuntura para esta negociação, também foram definidos os representantes do RS que irão ao CONTECT e ao Encontro Nacional de Mulheres, onde um dos grandes temas a ser debatido será a condução da campanha salarial.

Durante as falas dos dirigentes, foi lembrado que Bolsonaro foi derrotado, mas não o bolsonarismo e, portanto, há ainda muitas forças tentando manter a política de ataques a direitos e de privatizações do antigo governo. Uma situação que encontra respaldo forte dentro do Congresso, que ainda tem maioria de parlamentares neoliberais e entreguistas.

Foi também colocado que não será uma campanha fácil, tendo em vista o brutal desmonte pelo qual passou a empresa nos últimos anos, com o sucateamento, redução de efetivos com sucessivos PDVs, um processo de terceirização avançado, entre outras questões que causam todo tipo de dificuldades, inclusive para os trabalhadores (tanto administrativos, como operacionais) realizarem seu trabalho.

No RS a situação é muito grave. A SE/RS é a terceira do país com distritos com mais de 8 quilômetros – hoje são cerca de 63 – quase a totalidade, e as unidades estão completamente sucateadas.

Portanto, esta campanha salarial deverá tratar de diversos temas, principalmente concurso público para repor os efetivos, acabar com o DDA, melhorar o plano de saúde, resgatar os direitos arrancados da categoria em 2020, que são apenas alguns deles. São tarefas que exigem muita organização da categoria, muita mobilização e participação, união e disposição de luta.

Além das pautas da categoria, foi deliberado e aprovado a participação dos ecetistas nos fóruns de debates pela revogação das reformas trabalhista e da previdência, e avançar no debate do Correios como Operador Logístico da União, junto com a campanha salarial.

Na sequência, foram defendidos e votados os nomes para as participantes ao Encontro Nacional de Mulheres. Foram definidos seis nomes na assembleia de Porto Alegre e outros seis nas assembleias nas subsedes. Da mesma forma também foram definidas as chapas que de forma proporcional escolherão quem irá representar as trabalhadoras e trabalhadores do RS no Congresso Nacional dos Trabalhadores dos Correios. O encontro nacional se realizará entre os dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, quando será eleita a nova diretoria da Federação que conduzirá a campanha salarial 2023/2024. Os/as delegados/as eleitos/as serão responsáveis pela confecção da pauta de reivindicações que será apresentada à direção da ECT para o início das negociações.

O SINTECT-RS destaca a grande participação das trabalhadoras e dos trabalhadores nas assembleias do dia 18 e reitera a importância de manter a mobilização desde já para garantir o retorno de todos os direitos roubados da categoria e resgatar o Correios para ser cada vez mais forte e a serviço dos brasileiros.

SINDICALIZE-SE, FORTALEÇA A LUTA!

20/04/2023 17:40:44