Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025 deve ser assinado até a sexta, 13
Na próxima sexta-feira, dia 13, deverá ser assinado o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025 dos trabalhadores e trabalhadoras de Correios. A proposta foi aprovada pela maioria dos sindicatos da base da Fentect em assembleias realizadas entre os dias 15 e 20 de agosto, lembrando que no RS a proposta foi rejeitada. No entendimento do Sindicato, os itens precisavam ter mais clareza na sua redação e o reajuste deveria ter respeitada a data-base de 1º de agosto. (Veja AQUI o resultados das assembleias da base da Fentect).
O documento será assinado depois de todas as tramitações por órgãos governamentais, que, segundo a empresa, devem “observar diretrizes e procedimentos que são obrigatórios”.
Embora a empresa fale em “diálogo”, na verdade durante toda a negociação, conforme informado pelo Sindicato, ela se limitou a requentar as cláusulas que já estavam no ACT, e não avançou significativamente em questão importantes para os trabalhadores, como o plano de saúde, e, por fim, se manteve vaga em relação a outras questões, como o concurso público.
É importante lembrar que essas foram situações que no último acordo coletivo trouxeram prejuízos aos trabalhadores e obrigaram a serem construídos aditivos ao ACT para trazer transparência a algumas cláusulas dúbias.
Inclusive, o ACT desrespeita a data-base da categoria, que é 1º de agosto, propondo um reajuste de 4,11% para janeiro de 2025.
Depois de assinado o Acordo, é fundamental que os trabalhadores e trabalhadoras fiquem atentos, e qualquer situação na qual a empresa tente usar o ACT para prejudicar os trabalhadores, deve ser imediatamente levada ao Sindicato. Não podemos aceitar as manobras da empresa de não tratar com clareza as cláusulas do documento, para, na primeira oportunidade, tentar tirar proveito em cima da categoria, como foi o caso do benefício para enchentes no RS que praticamente trocou seis por meia dúzia, ou seja, na prática, os trabalhadores e trabalhadoras não foram de fato beneficiados.
Por fim, o Sindicato reitera atenção a possibilidade de receber metade do Vale Pero ainda em setembro. Para isso, é fundamental preencher o formulário até às 18h do dia 14 de setembro. Fique ligado.
Sindicalize-se e ajude a fortalecer a luta que é de toda a categoria.
Assessoria de Comunicação
11/09/2024 12:16:36